Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
11/10/2017
Departamento de Trânsito traz orientações sobre estacionamento oblíquo
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
 Departamento de Trânsito traz orientações sobre estacionamento oblíquo


A partir desta semana começou a valer a nova regulamentação dos estacionamentos oblíquos na região central. Com a mudança, automóveis que excedam os cinco metros das vagas, como camionetes, vans e ônibus, migro ônibus, caminhões, etc devem estacionar somente em vias dotadas de estacionamento paralelo ao meio fio. O Artigo 181 XVII estabelece critérios e padrões para o modelo de estacionamento oblíquo.
Segundo o diretor de trânsito José Ortiz, o objetivo central da mudança é promover mais segurança, pois quando um motorista estaciona um carro longo nesses espaços, acaba obstruindo parcialmente a via impedindo que o trânsito flua, além disso, muitas colisões ocorrem na hora de sair com o carro. São situações que se quer evitar, principalmente por meio da conscientização.
Os veículos que excederem o espaço estarão infringindo o artigo 181 do CTB Código de trânsito Brasileiro- é uma infração leve que acarreta a perda de três pontos na carteira de motorista e multa.
Na prática essas pessoas terão que procurar os estacionamentos paralelos, cujas vagas também estão sendo demarcadas, porém com uma extensão de 5.50 metros para contemplar veículoe como camionetes ônibus micro-ônibus e vans.
O formato do estacionamento oblíquo ocasiona mais vagas, porém há risco maior na entrada e saída do estacionamento, pois os veículos maiores ficam com sua carroceria no meio da pista de rolamento podendo ocasionar acidentes ou ofuscando a visibilidade em cruzamentos, destacou Ortiz.