Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
09/10/2017
Mais saúde: Conheça a nutrição funcional
Postado por: Secretaria da Saúde
Mais saúde: Conheça a nutrição funcional

O que é nutrição funcional? A nutrição funcional se baseia principalmente na individualidade do paciente. Recebo vários pacientes com um único objetivo: perder peso, mas quando vou investigar descubro vários sintomas que devem ser tratados como, ansiedade, síndrome fúngica, alergia alimentar, disbiose, desordens psicológicas, etc. Geralmente, estes sintomas são responsáveis pelo ganho de peso. Se esses sintomas não forem tratados dificilmente chegaremos a meta desejada. A nutrição funcional é uma teia de inter-relações metabólicas, ou seja, quando o paciente chega no consultório não cabe saber somente a doença e pensar somente na perda de peso. Precisamos analisar como está funcionando o organismo do paciente, se ele está absorvendo os alimentos corretamente, como está o sistema imunológico, se o paciente apresenta alguma alergia ou algum processo inflamatório crônico, como está conseguindo produzir energia lá dentro da célula, como está o sistema de eliminação de toxinas no seu organismo, como está o nível de estresse, como está seu sono, se o exercício físico é adequado ou inadequado para seu organismo, como os nutrientes estão sendo transportados até a célula, como está a parte de neurotransmissor e a parte hormonal, como está a função da membrana. Todos esses aspectos são analisados na nutrição funcional. Vamos tratar não somente a doença mas tratar a base das nossas CELULAS equilibrando o organismo como um todo. Cada célula do nosso corpo é uma unidade viva que depende, para o seu funcionamento pleno, de determinados nutrientes, em doses que variam de pessoa para pessoa, dependendo de suas características genéticas.
Por que a nutrição funcional é mais voltado para o indivíduo? É uma Individualidade bioquímica onde o tratamento é centrado no paciente . O que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra. Cada indivíduo tem necessidades nutricionais diferentes de acordo com a genética, com a carga tóxica a que estamos expostos, com o estresse em que vivemos, vamos precisar de mais ou menos nutrientes para modular os genes relacionados a doença.
Qual a vantagem prática, na dieta, de se prender aos alimentos em vez de se prender a calorias? O que adianta comer um alimento com quantidade calórica baixa se este alimento não é saudável, podendo gerar uma sobrecarga no sistema imunológico, e posteriormente uma inflamação? Como por exemplo a gelatina possui zero calorias, contém conservante amarelo crepúsculo, que vem sendo relacionado à propensão à hiperatividade infantil, pouco nutritiva é um alimento totalmente artificial, rico em aditivos, corantes e edulcorantes. Outro exemplo: É comum ouvirmos que o abacate é um vilão alimentar, principalmente para quem busca o emagrecimento. Apesar de ser muito calórico e ter alto teor de gordura, o abacate possui propriedades que auxiliam na modulação de hormônios promovendo a saciedade, melhorando o humor e reduzindo a compulsão alimentar. Além disso, possui nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios combatem o cansaço e previnem diversas doenças.
A Nutrição Funcional parte para o estudo minucioso das características fisiológicas, bioquímicas, psíquicas, genéticas, sociais e até econômicas para prescrever o plano alimentar funcional de cada paciente. Quando temos a consciência de qual nutriente reage bem ou mal em nosso organismo, acabamos com as inflamações causadas pelas toxinas de vez e conseguimos manter o peso ideal. Lembra-se a saúde não é meramente a ausência de doenças, e sim o resultado de diversas relações entre os sistemas orgânicos, por isso deve-se analisar os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.
É mais importante prevenir do que remediar. Nutrição é o que determina saúde!
Planeje o seu futuro prevenindo futuras doenças. Nutrição e qualidade de vida caminham juntas “É mais fácil tratar a saúde do que tratar a doença”.
Marque já uma avaliação com uma nutricionista funcional.
Texto: Nutricionistas da Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé