04/10/2017
Turismo Rural: Qualificação gratuita acontece na Casa da Cultura
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Turismo Rural: Qualificação gratuita acontece na Casa da Cultura

A secretaria municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento econômico na parceria com Senar e Sebrae traz para Guaporé o “Negócio Certo Rural” para desenvolvimento das propriedades para o Turismo Rural. O curso é sem custo e inicia a partir de 10 de outubro,.
Na programação:
1º Encontro – 10/10 - Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
2º Encontro – 01/11 - Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
3º Encontro – 08/11 - Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
4º Encontro – 22/11 - Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
5º Encontro – 29/11 - Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
Público Alvo:
Produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural, com escolaridade mínima 5º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Contribuir para a melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais;
Promover a mudança de comportamento e de atitude dos produtores rurais;
Incentivar os jovens a identificarem ideias de negócio na propriedade familiar;
Contribuir para a geração de renda e melhor qualidade de vida dos produtores e seus familiares.
Resultados Esperados:
Compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional, obtenção de uma visão estratégica do negócio, gerenciamento dos processos, valorização das pessoas, melhoria do ambiente de trabalho, medição dos resultados por meio da definição de indicadores.

Carga Horária: 46 h sendo: (40h em sala de aula + 6h de consultoria: 2h no local do curso e 4h na propriedade)

Conteúdo programático:
1º Encontro em Grupo - Realize o diagnóstico da propriedade – 8h
Realizar o Diagnóstico detalhado da propriedade.
2º Encontro em Grupo – Identifique Ideias de Negócio – 8h
Identificar as potencialidades e deficiências da Propriedade e discussão sobre as principais atividades produtivas da região;Identificar novas ideias de negócio a partir da realidade e potencialidade da propriedade, Buscar informações para avaliar as ideias de negócio.

3º Encontro em Grupo: Descreva o Negócio - 8h
Descrever detalhadamente o novo negócio/atividade escolhida, mensurar o capital necessário para viabilizar o negócio, Identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio/atividade escolhido.

1º Consultoria individualizada por propriedade: Orientação sobre o Plano de Negócios - 2h no local do curso
Atendimento aos participantes de cada propriedade no local do curso, para apoio a realização do Plano de negócios referente à ideias selecionada para o estudo

4º Encontro em Grupo - Verifique a Viabilidade do Negócio – 8h
Verificar a viabilidade da nova ideia de negócio/atividade sua lucratividade para a propriedade e contribuição para melhor qualidade de vida da família, Planejar a melhoria de todas as atividades da propriedade, Construir o Plano de Negócio da nova atividade escolhida.

5º Encontro em Grupo - Organize e Administre o seu Negócio e Relacione o Negócio com o Mercado – 8h
Realizar o planejamento a organização, o controle e a avaliação dos resultados do negócio com a com a utilização de ferramentas gerenciais.
Aprender e realizar um estudo de mercado identificando estratégias de comercialização dos produtos e visualizando novas oportunidades de mercado.
2º Consultoria individualizada por propriedade: Para finalização do Plano de Negócios e gestão da propriedade – 4h na propriedade
Consultoria agendada previamente para apoio a finalização do Plano de negócios e orientação na gestão da propriedade como um todo. Só acontecerá se o participante realizar o Plano de Negócios.
Número de participantes: 10 a 15 propriedades (sendo até dois participantes por propriedade), totalizando no máximo 30 pessoas. Este Programa é desenvolvido em parceria com o SENAR/RS, e não tem custo para o participante.
Informações junto à secretaria, pelo fone (54) 3443 5030.