Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
03/10/2017
Guaporé destaca-se na classificação para o Enart
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Guaporé destaca-se na classificação para o Enart

Três entidades tradicionalistas locais brilharam nos palcos do Enart: CTGs Última Tropeada, Os Desgarrados e Estirpe Gaúcha.
Duas das entidades obtiveram classificação na modalidade Danças Tradicionais Forças A- Estirpe Gaúcha e B Última Tropeada, para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha- um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina que acontecerá no mês de novembro em Santa Cruz do Sul. Além destas conquistas, peões e prendas obtiveram vagas para a finalíssima das modalidades Danças de Salão e Chula. A invernada adulta do CTG Os Desgarrados, apesar da belíssima apresentação no tablado montado no ginásio municipal Oscar Miranda Schmitt em Uruguaiana, não conseguiu classificação direta para o Enart, porém, está na suplência e há chances de mostrar seu talento no encontro.
As entidades tradicionalistas guaporenses enfrentaram quase 1,4 mil quilômetros, entre ida e volta, para encarar a etapa classificatória do inter-regional onde houve disputas das modalidades de danças tradicionais (Forças A e B), chula, gaita piano, violão, intérprete solista vocal masculino e feminino, trova, declamação, causo, danças de salão, entre outras. No sábado, dia 30 de setembro, se apresentaram os dançarinos dos CTGs Os Desgarrados e Última Tropeada. Eliminado por um erro na edição passada, o grupo “Os Tropeiros” conseguiu avançar para o Enart e comemorar o quarto lugar entre os 20 grupos que estiveram mostrando suas danças.
Ainda no sábado, os dançarinos do CTG Os Desgarrados apresentaram-se no tablado relembrando a história do incêndio e a reconstrução da Igreja Matriz Santo Antônio, em setembro de 1998. Apesar de arrancar aplausos dos presentes, o grupo conquistou apenas a suplência, não figurando entre os 10 melhores da etapa classificatória.
No domingo, dia 1º de outubro, o CTG Estirpe Gaúcha, com coreografia de Alex Fernandes, entrou no palco e mostrou a história da Pampa, ou seja, as três pátrias: Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. O grupo, que exaustivamente ensaiou ao longo de 2017, apresentou-se perfeitamente e carimbou o passaporte para Santa Cruz do Sul. Ricardo Bordignon, instrutor de danças, afirmou que mais esse desafio foi vencido pelos peões e prendas. Essa, segundo ele, é a primeira vez que uma invernada adulta de Guaporé avança para a final do Enart nas Danças Tradicionais Força A.
Além das invernadas adultas, outros tradicionalistas garantiram-se. Nas Danças de Salão, o casal Anderson Ghiggi da Costa e Talya Xavier Nervis, do CTG Última Tropeada, e na Chula, Edson da Luz Borsatto, do CTG Estirpe Gaúcha, também vão estar presentes no Enart, marcado para os dias 18 e 19 de novembro.
O Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura parabeniza todos os envolvidos neste show de arte, cultura e tradição.
Nas fotos, as três invernadas artísticas locais.