29/09/2017
Alunos do Imaculada Conceição projetam o futuro da escola
Postado por: Secretaria da Educação
Alunos do Imaculada Conceição projetam o futuro da escola

Quem nunca imaginou o futuro? Todos nós, seres humanos, em algum momento da vida sonhou, idealizou como seria o seu futuro.
Em comemoração aos 25 anos da Escola Municipal Imaculada Conceição, as turmas dos terceiros anos estão desenvolvendo o projeto Imaculada Conceição: 25 anos ressignificando o mundo que nos cerca.
Partindo da história do educandário vinculada à própria história como estudante, em sala de aula refletiu-se sobre o conceito de escola em conjuntura com os conteúdos de faixa etária e desafiou-se os educandos a planejarem, almejarem, como seria a escola daqui há 25 anos.
Para que pudesse ser socializado como cada um imaginou a escola, comemorando mais 25 anos de trajetória, os educandos ilustraram, projetaram no papel suas ideias.
Deste o pequeno projeto inicial, um maior estava por vir quando as educadoras, novamente desafiaram – os propondo que apresentassem algo concreto, que pudesse ser visualizado.
Assim surgiram as maquetes, parte do projeto que da base ao estudo do ano letivo de 2017.
Para a realização dos trabalhos, os educandos contaram com o incentivo dos professores e o auxílio dos pais.
Nesta perspectiva afirma-se a frase que há muitos anos envolve a todos que trabalham com educação: “escola e família parceria que dá certo.”
Os trabalhos apresentados impressionaram as educadoras, os colegas, a equipe gestora e a comunidade escolar.
Duas exposições foram organizadas para apresentar o resultado obtido para a sociedade.
Primeiramente na escola e num segundo momento no saguão da Casa da Cultura, nos últimos dias 25, 26 e 27 de setembro.
No dia em que a escola comemorava seu aniversário, 26 de setembro, os alunos das turmas juntamente com seus professores, estiveram na Casa da Cultura acompanhando as visitações.
O marco do projeto foi o momento em que receberam as visitas do excelentíssimo prefeito Valdir Fabris, o vice-prefeito Adalberto Bastian, a secretária municipal de Educação Veridiana Tonini, a coordenadora central Ivani Gallina, os arquitetos e funcionários da secretaria municipal de planejamento, bem como os pais, familiares e amigos de cada um.
O projeto, ainda em andamento, destacou-se pelo concurso do logotipo de cada turma em comemoração aos 25 anos e a apresentação na noite de encerramento da ciranda da musicalidade.
Muitas atividades estão por vir, mas o que mais encantou nas maquetes apresentadas foi a presença da escola viva projetada pelos educandos.
Assim como dizia Rubens Alves ao refletir sobre os educandários “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.