Saúde: Mais um grupo se forma para vencer o tabagismo
Postado por: Secretaria da Saúde
Saúde: Mais um grupo se forma para vencer o tabagismo

Mais 17 pessoas atenderam ao chamado da secretaria municipal da Saúde para iniciar um trabalho com acompanhamento profissional na luta por livrar-se do vício do cigarro e recuperar a qualidade de vida, prevenindo uma série de doenças decorrentes do cigarro. O grupo já iniciou suas atividades e terá amplo acompanhamento até o final do mês de outubro, segundo o secretário Adalberto Bastian.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo consiste em uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam em outros aspectos da sua vida.
Em Guaporé, o Governo pensa em saúde inicialmente na área preventiva. Evitando as doenças, promove-se qualidade de vida para a população. O Programa consiste em quatro reuniões de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de 4 a 5 semanas, realizadas na Unidade Básica de Saúde, com equipe especializada para atuar nestes encontros. Os interessados passam por uma avaliação clínica, onde é identificado o nível de dependência, necessidade do uso de medicação e encaminhamento aos grupos de terapia cognitivo comportamental.
A terapia procura auxiliar os fumantes a identificarem os gatilhos relacionados ao desejo e ato de fumar, utiliza técnicas de modificação do comportamento para interromper a associação entre a situação gatilho, a fissura de fumar ao comportamento de consumo.
O tratamento em grupo emprega essencialmente as mesmas técnicas que o individual, mas acredita-se que possa proporcionar algumas vantagens específicas, como maior suporte social e facilitação da discussão de situações de risco e meios para lidar com as mesmas.
Se você é fumante, procure uma melhor qualidade de vida. Busque maiores informações sobre este programa na Unidade Básica de Saúde, ou ligue (54) 3443 4280.

“Faça suas escolhas. Não deixe o cigarro comandar você!”