Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
15/09/2017
Saúde: O que comer no café da manhã?
Postado por: Secretaria da Saúde
Saúde: O que comer no café da manhã?

Será mesmo que a famosa regra “café da manhã de rei” é o ideal para todos? Não. Essa história de comer que nem rei no café da manhã, ou seja, um café da manhã bastante reforçado, gerou aquilo que vemos hoje nos EUA, uma epidemia de obesidade. O período da manhã é o momento que o nosso corpo passa pelo processo de desintoxicação, em outras palavras, é o momento de fazer uma limpeza no nosso organismo. No café da manhã é o momento de entregar coisas saudáveis e nutritivas para o organismo, como os chás ricos em fitoquímicos, gorduras boas, sucos desintoxicantes, fibras e proteínas de boa qualidade. Esses alimentos ajudam o corpo nesse processo de desintoxicação. O importante é desintoxificar por isso antes de qualquer coisa vamos fazer uma hidratação no nosso organismo, a água morna ou chás fitoquímicos ingeridos logo que acordamos é uma ótima opção. A água morna estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do PH, ajuda na digestão melhorando a capacidade de absorção de nutrientes ao longo do dia, ajuda no controle acido básico, mas para todos esses benefícios, deve ser tomada em jejum.
Vários artigos comprovam que o limão é bom no café da manhã. É verdade? Sim O limão é considerado umas das frutas rainhas da natureza por ser desintoxicante. Acabamos por ingerir muitas substancias intoxicantes desde o desodorante utilizado diariamente, produtos químicos e industrializados, agrotóxicos, refrigerantes, água contaminada, metais pesados, e até o ar que respiramos. Estamos pouco a pouco nos contaminando. O ideal é que traçamos diversas técnicas para ajudar nosso corpo a desintoxicar. A água morna com limão é um poderoso aliado.
O limão por ser ácido não gera acidez no estomago? Não, a acidez do limão é muito mal compreendida, esse ácido cítrico do limão possui uma capacidade e propriedade alcalinizante melhorando a capacidade de absorção e digestão dos nutrientes ao longo do dia. Lembrando que não todos que podem ingerir o limão, cada paciente possui a sua particularidade, por isso é muito importante a consulta de uma nutricionista funcional. E lembre-se, nada é um milagre, o conjunto de hábitos saudáveis que se torna o grande sucesso para uma vida saudável e feliz.
Comer pão branco no café da manhã é uma boa opção? Esqueça o pão branco, com presunto, queijo e margarina, esqueça também a bolacha, bolo e o biscoito, estes alimentos são pobres em vitaminas, minerais, fitoquímicos, fibras e são ricos em carboidratos simples de alto índice glicêmico. Quando acordamos o nosso metabolismo está alterado. O hormônio do cortisol está elevado. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes. A ingestão pela manhã, de alimentos de alto índice glicêmico como pão, biscoito, bolacha ou bolo, geram um aumento do hormônio cortisol, o que leva a uma resistência insulínica e processos inflamatórios crônicos. Por este motivo, comer pão, bolo ou bolachas pela manhã, não é a melhor opção.
Muitas pessoas trocam o pão branco pelo integral ou trocam a bolacha normal pela integral, é uma boa opção? A bolacha integral tem na sua composição mais farinha branca do que a farinha integral. O certo é não comer nenhum tipo de bolacha no café da manhã porque são alimentos de alto índice glicêmico. Muito cuidado com o pão integral, muitos pães integrais são constituídos por 70% de farinha branca e 30% da integral. Pão integral saudável deve ter a farinha de boa qualidade e ser constituído de 100% de farinha integral.
O ovo é uma boa opção no café da manhã, ele aumenta o colesterol? Ovo não aumenta colesterol. O ovo caipira é uma ótima opção no café da manhã tem uma proteína de ótima qualidade e gordura de boa qualidade. Você sabia que o ovo caipira tem 60 vitaminas. Então, vamos trocar o pão pelo ovo.
O suco verde é bom no café da manhã? Sim. O suco feito com uma fruta e com uma quantidade de folha verde escura é um ótimo alimento para ser ingerido pela manhã. Por exemplo, maça com couve. Ao beber este suco pela manhã, e em jejum, ajudamos o organismo a se livrar das toxinas. Lembrando que a quantidade de fruta e de folha verde escura é relativa para cada pessoa, dependendo da idade, peso e necessidade do organismo.
E as gorduras boas, elas também são boas opções no café da manhã? Sim são ótimas. Eu recomendo muito o abacate, ele é de baixo índice glicêmico e contém gorduras boas de excelente qualidade. O coco em fruta e a água de coco também recomendo. Uma dica: você pode colocar na fruta picada lascas de coco.
Então, ingerir alimentos muitos pesados que contém os carboidratos simples logo ao acordar, não é um bom hábito. Pelo período da manhã temos o pico aumentado do hormônio do cortisol. Um bom café da manha é aquele que nos entrega riqueza em micronutrientes e também riqueza de macronutrientes. O café da manhã ideal é aquele onde ingerimos frutas, suco verde, ovos e gorduras boas. È o momento de deixar que essa curva do cortisol abaixe para que nós não tenhamos maior dificuldade em mobilizar o açúcar do sangue e poder desintoxicar o organismo.
Temos sempre que lembrar que cada pessoa possui uma necessidade específica de nutrientes. Reveja seus hábitos alimentares e comece seu dia cada vez melhor usando os alimentos em seu benefício.

Dicas do programa Mais Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através das nutricionistas Michele Dagnese e Ana Paula Trentin.