24/08/2017
Consulta Popular: Recursos para a internet no interior do município
Postado por: Secretaria da Agricultura
Consulta Popular: Recursos para a internet no interior do município

Muitas pessoas não têm ideia da importância da internet nas áreas rurais. O assunto ganhou força e debate com a Consulta Popular, realizada pelo Governo do Estado, onde a população poderia votar nas prioridades que receberiam verbas do Orçamento Estadual.
Em Guaporé, duas foram as prioridades votadas: verbas para o hospital e verbas para implantação de internet no interior.
O impacto da internet no agronegócio é difícil de mensurar, mas certamente é imenso. Se a conexão à internet diminui custos e aumenta a competitividade das empresas nas cidades, esse fato é ainda mais relevante nos negócios das áreas rurais, por causa das distâncias envolvidas. Com a internet, o produtor rural tem acesso à imensa quantidade de dados e serviços existentes na rede, tais como cotações dos produtos agrícolas, previsão do tempo, serviços bancários, informações e orientações de órgãos ligados à atividade rural, como a Embrapa, o Ministério da Agricultura e as Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura, entre outros. Além disso, o acesso à internet facilita em muito o contato entre os produtores rurais e seus fornecedores e clientes e permite a utilização da nota fiscal eletrônica.
Com a votação expressiva de Guaporé na Consulta Popular e com a inclusão da prioridade voltada à internet no interior, o município conquistará recursos.
O secretário da Agricultura Leo Pandolfo esteve em Caxias do Sul, na última quarta feira, 23 de agosto, participando de uma reunião com todos os municípios contemplados com recursos da Consulta Popular. De acordo com o secretário, do montante total destinado pelo Governo do Estado para este fim, R$ 45.771,00 serão para investimentos na implantação da internet na área rural d