22/08/2017
Conscientização: Quem cuida, recolhe!
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Conscientização: Quem cuida, recolhe!

A secretaria municipal de Meio Ambiente está lançando uma campanha para conscientizar proprietários de cães a recolherem as fezes dos seus animais nas ruas. A intenção da Prefeitura é deixar a cidade limpa, conscientizar a população sobre suas responsabilidades e evitar a proliferação de doenças. “Recebemos ultimamente muitas reclamações de pessoas da comunidade. Por isso estamos na imprensa, divulgando o quanto é importante a responsabilidade de cada um, com relação ao seu animalzinho de estimação. É uma questão de limpeza e de saúde”, diz a secretária Monia Zampeze.
O que poucos sabem é que as fezes podem transmitir doenças a outros animais e inclusive a humanos.
O risco de contaminação é muito alto quando um animal entra em contato com fezes contaminadas, pois ela contém muitos vírus e diversos vermes intestinais.
Entre as doenças que podem ser adquiridas, está a parvovirose, que é um vírus transmitido pelas fezes de animais que não tiveram a devida vacinação. O tratamento para esse caso é demorado e bastante caro.
Já nos humanos, é possível contrair a giárdia, que é uma zoonose que causa fortes diarreias. Um animal que possui essa doença pode contaminar as pessoas próximas, especialmente crianças pequenas, que têm o sistema imunológico mais fraco.
Para um animal que possui a giárdia, o ideal é tratá-lo corretamente e cuidar também do ambiente, para que não haja contaminação das pessoas ou outros animais da casa.
É imprescindível que sempre que entre em contato com as fezes do animal, lave bem as mãos ou passe álcool gel, que é prático de carregar nos passeios. A vacinação e a vermifugação em dia é essencial para a saúde de todos. Desta forma, recolher a sujeira dos animais mantem a cidade limpa e longe de qualquer risco de contaminação.
Doenças transmitidas pelas fezes caninas:
• Adenovírus – Uma doença viral em cães que podem danificar o fígado e os rins. Pode causar convulsões, icterícia, sangramento de orifícios e até mesmo a morte.
• Parvovírus – Uma doença viral que causa vômitos, diarréia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal. Esta doença é particularmente perigosa em filhotes.
• Giárdia – Um parasita que infeta o trato gastrointestinal e provoca diarréia.
• Coccida – Um parasita que causa diarréia
• Tênia – Vermes que vivem fora do trato intestinal causando doenças como vômitos diarréia e anemia.
• Toxocaríase – Pode causar cegueira, particularmente em crianças que entram em contato com fezes infectadas enquanto estiverem jogando e, inadvertidamente, colocando seus dedos em suas bocas.
• E-coli – Podem causar infecções do trato urinário em humanos, meningite, peritonite, mastites, septicemia, pneumonia, vômitos severos e diarréia e, em alguns casos, até mesmo morte.