09/08/2017
Juemir Machado da Silva palestra em Guaporé
Postado por: Secretaria da Educação
Juemir Machado da Silva palestra em Guaporé

“Com muita alegria queremos compartilhar com Guaporé esta excelente notícia: a vinda de Juremir Machado para nossa cidade, em setembro, durante a programação da Ciranda da Musicalidade. Uma parceria com a Cultura de nosso município, com o objetivo de compartilhar não só com nossos estudantes, professores e profissionais, mas com toda a família Guaporé esta personalidade que muito tem a contribuir com cada um de nós”. As palavras, da secretária de Educação, Veridiana Tonini, dão o tom da alegria em receber esta personalidade no município, durante as comemorações pela Semana da Pátria e, na sequência, Semana Farroupilha, fazendo de setembro um mês cultural diferenciado. A Educação desenvolveu para o ano de 2017 o projeto Ciranda da Educação, que contempla a Ciranda de Estudos (formação de professores), Ciranda da Musicalidade (dias 11, 12 e 13 de setembro) com atividades na Praça Central e Ler é uma Joia (projeto de leitura).
A vinda de Juremir está confirmada para 12 de setembro, às 19h, na Praça Vespasiano Corrêa, em evento aberto a estudantes, profissionais da educação e comunidade. O tema da palestra será “O que contam na escola sobre o passado brasileiro”.
Conheça Juremir Machado
Juremir Machado da Silva, nasceu em Santana do Livramento, graduou-se em História (bacharelado e licenciatura) e em Jornalismo pela PUCRS, onde também fez Especialização em Estilos Jornalísticos. Passou pela Faculdade de Direito da UFRGS, onde também chegou a cursar os créditos do mestrado em Antropologia. Obteve o Diploma de Estudos Aprofundados e o Doutorado em Sociologia na Universidade Paris V, Sorbonne, onde também fez pós-doutorado. Como jornalista, foi correspondente internacional de Zero Hora em Paris, trabalhou na IstoÉ e colaborou com a Folha de S. Paulo. Atua como colunista do Correio do Povo desde o ano 2000. Tem 27 livros individuais publicados, entre os quais Getúlio, 1930, águas da revolução, Solo, Vozes da Legalidade e História regional da infâmia, o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Apresenta diariamente, ao lado de Taline Oppitz, o programa Esfera Pública, das 13h às 14h, na Rádio Guaíba.
Ao longo das semanas conheceremos um pouco mais do trabalho de Juremir Machado, como forma de estimular a comunidade a participar deste grande encontro. Você é convidado especial.