24/07/2017
Consulta Popular: Vote pelas prioridades de Guaporé
Postado por: Governo
Consulta Popular: Vote pelas prioridades de Guaporé

Mais uma vez o eleitor guaporense está sendo convocado para exercer a cidadania e votar pelas prioridades de sua cidade na Consulta Popular do Governo do Estado, através do Corede Serra.
Neste ano de 2017 a votação será realizada nos dias 01, 02 e 03 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.
Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do título de eleitor.
Em Guaporé
Somente três das áreas de votação receberão investimentos do Orçamento do Estado. A mais votada receberá 50% do valor total, a segunda mais votada, 30% e a terceira mais votada receberá 20%. Por isso é necessário unir forças e canalizar o voto para áreas prioritárias, visando atrair os recursos. Após reuniões, Guaporé está sendo orientada a votar na proposta número 2, que refere-se a implantação da Internet na zona rural e na proposta número 3, que refere-se a investimentos em hospitais de alta complexidade e os microrregionais.
As urnas estarão localizadas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaporé, Secretaria da Agricultura, Casa da Cultura e todas as unidades de saúde do município, Posto Central e ESFs. Participe.
Como surgiu
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em na votação da Consulta Popular.

Como votar:
– pelo site da Consulta Popular
– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes
– via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)