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15/07/2017
Em sua defesa: Procon visita CDL, Caixa e Correios
Postado por: Secretaria Geral de Governo
Em sua defesa: Procon visita CDL, Caixa e Correios

Quem visita a Casa da Cultura logo percebe que a sala onde funciona o Procon municipal está sempre movimentada. Talvez não o reflexo de que o consumidor esteja, hoje, sentindo-se mais lesado que no passado, mas sim, que o consumidor esteja mais consciente e informado de seus direitos, e esteja lutando por eles.
Desde explicações simples, dúvidas comuns, até casos mais sérios de serviços mal prestados ou juros abusivos, tudo passa pelo Procon, com altíssimo grau de resolução, facilitando a vida do guaporense.
Na última semana o Procon, através de seu coordenador, visitou os Correios, a Caixa Econômica Federal e a CDL.
Na CDL foram entregues 50 Códigos de Defesa do Consumidor, material que deverá ser disponibilizado ao comércio, deixando claras as regras a serem seguidas. “Estamos especialmente preocupados em garantir ao consumidor o cumprimento da Lei quanto aos preços afixados nos produtos e também quanto à regra que já está valendo da obrigatoriedade de deixar visível ao consumidor o preço que ele paga à vista por um produto e a diferença do mesmo produto a prazo”, explica Ostemberg.
Na agência dos Correios, recebido pelo gerente Almir Gracioli, Ostemberg conheceu todo o processo do trabalho. O andamento da entrega das correspondências, comprovou que há pessoas suficientes e as entregas respeitam os prazos legais. “Estivemos nos Correios porque há muitas pessoas queixando-se de contas a pagar que já chegam nas casas com as datas vencidas. Percebemos que o problema está na emissão das cobranças e não na entrega pelos Correios. Orientamos os consumidores que receberem suas contas já vencidas, que liguem para as empresas solicitando novo prazo, ou busquem segunda via on line. Há muitos casos em que aplicação de multa ou juro é ilegal”.
Na Caixa, o Procon fez uma visita para verificar a qualidade e agilidade de atendimento principalmente nas datas de liberação do FGTS. Quanto demora um atendimento, se há fila, se as pessoas são orientadas e há explicações claras para aqueles que buscam o serviço.
"Fui bem recebido por todos. Com diálogo podemos garantir cada vez mais os direitos dos consumidores que estão assegurados no CDC. O que foi feito nesta semana deve ter continuidade, outras agências e comércio devem ser visitadas. Feliz em ver que todos estão entendendo o papel do Procon, buscando se adequar o mais rápido possível para bem atender seus consumidores", finaliza.
Nas fotos, as visitas realizadas na semana.