13/07/2017
Horto Florestal: inicia a revitalização do local
Postado por: Secretaria da Agricultura
Horto Florestal: inicia a revitalização do local

Localizado em uma área dentro do parque do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, de Guaporé, o Horto Florestal Municipal foi sinônimo, em décadas passadas, de fartura na produção e distribuição de mudas para reflorestamento, arborização nas margens de rios e vias públicas, e embelezamento da cidade. O espaço, que tanto repôs mudas e revitalizou o meio ambiente, esteve abandonado e praticamente desativado.
A estufa, espaço utilizado para a produção das mudas, ficou completamente destruída. O plástico que reveste a estrutura metálica e serve para que os raios de sol não atinjam diretamente as plantas, já não existe mais. A estrutura, postes de concreto e arcos de ferro, precisa passar por urgentes reparos. Na área há também um imóvel (residência), localizado aos fundos da estufa, que está abandonado e sua infraestrutura é precária.
O Horto Florestal Municipal também tem servido de depósito de lixo. É comum verificar o descaso de alguns munícipes que levam sacos de lixo e despejam no local.

Revitalização
A secretaria municipal de Obras iniciou a revitalização completa do local. A limpeza já está acontecendo e um novo projeto promete devolver a vida ao Horto. A responsabilidade passará da secretaria de Agricultura para a secretaria de Meio Ambiente.
A secretária Monia Zampeze afirma que recebe o local com alegria e que em breve divulgará todas as ações que serão desenvolvidas naquela área. Serão projetos voltados ao verde, à natureza, à valorização das plantas, flores e ao embelezamento da cidade, com consciência ambiental.