01/07/2017
Educação Financeira: Consumo consciente começa na infância
Postado por: Secretaria da Educação
Educação Financeira: Consumo consciente começa na infância

“Cada vez que exigimos nossos direitos e cumprimos com nossas obrigações estamos exercendo a cidadania”. Com este princípio, a Escola Municipal Zaida Zanon está desenvolvendo, entre suas atividades, o Projeto Educação Fiscal e Financeira com o objetivo de conscientizar sobre a importância da emissão da nota fiscal e de exigi-la na hora da compra, oportunizando conhecimentos acerca dos tributos, da arrecadação fiscal e de como o dinheiro dos impostos retorna em benefícios para a população. O projeto contempla ainda a Educação Financeira, pois as crianças também são consumidoras e precisam ser preparadas para lidar bem com o dinheiro, compreendendo a importância de planejar, poupar e estabelecer metas.
Os assuntos foram trabalhados em sala de aula e complementados de forma lúdica por meio de jogos e da contação de histórias com os personagens “Dona Fiscalina”, que fez importantes esclarecimentos sobre Cidadania, deixando a todos um importante recado: Nota fiscal em todas as compras! E a “Margarida”, uma simpática porquinha que incentivou a confecção do cofrinho, estimulando a importância de economizar.
O projeto segue com novas atividades durante o decorrer do ano letivo.