Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
21/06/2017
Secretaria do Meio Ambiente lança campanha "Adote uma árvore"
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Secretaria do Meio Ambiente lança campanha "Adote uma árvore"

Dentro do mês voltado ao Meio Ambiente, a Secretaria Municipal está lançando a campanha “Adote uma árvore”. Muitas mudas nativas estão esperando pela adoção na Casa da Cultura. “Iniciamos a ação com um bom exemplo, plantando uma muda de erva mate, a árvore símbolo do Rio Grande do Sul, na praça Vespasiano Corrêa, no Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho. Agora, queremos que a comunidade siga nosso exemplo e torne Guaporé cada vez mais verde”, convida a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze.
Você sabia?
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas podem ajudar para não ocorram enchentes e enxurradas, como a que atingiu Guaporé no dia 8 de junho. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. A camada de folhas que se forma debaixo das árvores, serve de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial.
Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e consequentemente com a água potável.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
Árvore é vida, beleza, sombra, frescor. Quem adota uma árvore planta uma semente que os filhos colherão no futuro: um planeta saudável!
Procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Casa da Cultura, e retire sua muda nativa.

(Dados: Árvores do Brasil)