09/06/2017
Agilidade e resposta da comunidade emocionam Guaporé
Postado por: Secretaria da Assistência Social e Habitação
Agilidade e resposta da comunidade emocionam Guaporé

Se a quinta feira começou desesperadora para muitas famílias atingidas pelo conjunto de forças da natureza vendaval, granizo, alagamento e transbordamento do Arroio Barracão, tão logo o dia amanheceu, a solidariedade foi como o sol a aquecer os corações.
Mãos estendidas, mutirões e muito voluntariado. Mesmo com a gravidade da situação, nenhuma família ficou desassistida. Kits de limpeza, material de higiene e alimentos, cobertores, colchões, colchonetes e roupas foram distribuídos ao longo da tarde.
Grupos de voluntários se organizaram em limpeza e recuperação de móveis, desobstrução de bocas de lobo, ruas, calçadas. Guaporé foi um só coração.
A Casa da Cultura recebeu as famílias, realizou cadastramentos e também organizou as doações. Cada um contribuiu como pode.
“Até o final do dia cadastraram-se 71 pessoas ou famílias para algum tipo de auxílio na Casa da Cultura. Sem contar aquelas que foram assistidas em suas residências ou auxiliadas por uma ou outra forma. Parabéns a todos os envolvidos pela dedicação e solidariedade” afirma o secretário de Administração Alcedir Vanderlei Lovatto.
“Foram assistidas praticamente todas as famílias do bairro Planalto, Capela Aparecida, parte do Pinheirinho, Nossa Senhora do Carmo e parte da Vila Verde II com cestas básicas e produtos de limpeza entregues em suas residências. Hoje vamos contabilizar todos os atingidos e todas as entregas, com apoio da primeira dama, Dona Jane, e entidades e parceiras. Recebemos milhares de doações, em excelente estado, coisas novas, doadas com carinho. Houve mobilização de mercados, do comércio, da comunidade. Estamos cientes de que moramos em um lugar onde os braços estão estendidos e os corações aquecidos pelo amor ao próximo”, afirma o secretário de Assistência Social, Alessandro de Almeida.
“Agora estamos em busca de recursos de outras esferas de Governo para ações mais efetivas. Reconstruir o que foi destruído, recuperar as estradas do interior, destruídas em muitos pontos, prejudicando enormemente nossos produtores. O momento do choque já passou. Agora é mãos à obra. Trabalho e solidariedade. Vamos reconstruir unidos cada parte destruída pela força das águas e do vento”, afirma o prefeito Fabris, que está em Porto Alegre, em busca de apoio do Governo Estadual.
Na Casa da Cultura, o trabalho continua.
Parabéns Guaporé!