08/06/2017
Alerta: Cuidado ao trafegar pelas estradas do interior
Postado por: Secretaria da Agricultura
Alerta: Cuidado ao trafegar pelas estradas do interior

As fortes chuvas das últimas semanas e o temporal que atingiu Guaporé não deixou marcas apenas no centro da cidade. Boa parte das comunidades do interior foi atingida. Os principais prejuízos registrados são quedas de barreira que interrompem o trânsito, crateras que se tornam muito perigosas e podem ceder, interrompendo a estrada, muito barro onde correm pequenos riachos que invadem a pista e a queda de granizo que atingiu moradias da Linha 7ª. Há estragos na Linha 5ª, no acesso a Cereais Menin, trevo de acesso a ERS 129, e pelo interior os agricultores estão muito prejudicados. Por toda a extensão das Linhas 3ª e 4ª há quedas de barreiras e cabeceiras de pontes prejudicadas. Postes de energia elétrica ameaçam cair e há produtores sem luz e sem acesso às propriedades. "Estamos sem energia elétrica, com problemas para armazenagem de leite, e as estradas de acesso foram muito prejudicadas. Sabemos que há muitos casos mais urgentes, mas nossa situação está bem difícil", diz um produtor de gado leiteiro. A situação é bastante complicada e demanda tempo para ser completamente resolvida. As máquinas da prefeitura estão em ação desde o início da manhã e alguns pontos críticos estão sendo sinalizados. Pede-se cautela e que se evite circular pelos caminhos à noite pois há risco de desmoronamentos. "Neste momento nossa prioridade é garantir segurança e acessibilidade. Por isso estamos agindo onde houve queda de barreiras que interromperam o trânsito, sinalizando pontos de desmoronamento e pedindo apoio e compreensão dos produtores. Muitos com seus tratores e equipamentos estão nas estradas tentando amenizar a situação. O importante é que o bem maior, a vida, seja preservado", diz o secretário de Agricultura Léo Pandolfo.
De acordo com o prefeito Valdir Fabris, Guaporé deverá decretar Situação de Emergência assim que todos os dados e fotos forem enviados para a Defesa Civil.