Inicia a Semana do Meio Ambiente em Guaporé
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Inicia a Semana do Meio Ambiente em Guaporé

O Dia do Meio Ambiente foi instituído pela ONU, e em sua homenagem, foi criado o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituindo em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente.
Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma data celebrada das mais diferentes formas no planeta, mas com um único objetivo. A proposta é chamar a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
Mas já diz o ditado, se quiseres mudar o mundo, começa pela tua casa. Por isso a Secretaria Municipal do Meio Ambiente planejou diversas ações de 5 a 10 de junho. “Nosso objetivo principal é juntos construirmos uma consciência coletiva, onde todo o dia seja dia do meio ambiente. Teremos ações efetivas, como o plantio e distribuição de mudas de árvores, limpeza das margens do Arroio Barracão e também a propagação de boas ações, pelas Redes Sociais, com a #guaporéconsciente, onde cada ação individual em favor da natureza, será compartilhada com todos, dando o bom exemplo”, afirma a secretária Monia Zampeze.
Na Solenidade de Abertura, com a presença do prefeito Valdir Fabris, presidente da Câmara Homero Marcolina, demais secretários e convidados, houve a apresentação da programação, pronunciamentos e na sequência, o plantio de uma muda de erva mate, a árvore símbolo do Rio Grande do Sul, na praça central.

05 de junho
Solenidade de Abertura com apresentação das campanhas:
“ADOTE UMA ÁRVORE” 2017 e “SELO VERDE” 2017
Lançamentos: da Campanha Virtual #GUAPORÉCONSCIENTE e da 3ª edição da campanha Coleta de Resíduos Eletrônicos de 2017 a ser realizada nos dias 30/06 e 01/07

Plantio de Mudas de Erva-Mate, árvore símbolo do RS, na Praça Vespasiano Corrêa

06 de junho

Divulgação da Coleta de Embalagens de Agrotóxicos no interior do Município

19:30hs - Participação na UCS Mesa Redonda “MEIO AMBIENTE EM DEBATE” no Auditório da Casa da Cultura
07 de junho
Palestras para comunidade conscientizando sobre a correta separação dos resíduos domésticos. Exibição do filme Ecológico “NOSSO LAR” nas Escolas Municipais e Estaduais, e demais entidades educacionais.
08 de junho
09 de junho
Plantio de mudas nativas em áreas degradadas
10 de junho
- Limpeza do Arroio Barracão em locais próximos ao antigo Britador com a colocação de placas educativas

Exposição na Praça Vespasiano Corrêa dos resíduos coletados junto ao Arroio Barracão

Solenidade de Encerramento da Semana de Meio Ambiente na Praça Vespasiano Corrêa
Participe das atividades. Os interessados em adotar uma árvore, podem passar na secretaria que fica na Casa da Cultura, durante o expediente.