31/05/2017
Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado hoje, 31 de maio
Postado por: Secretaria da Saúde
Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado hoje, 31 de maio

O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos. O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde

As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumantes, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Pare de fumar! Sua saúde e a saúde de quem você ama, agradecem! A Secretaria da Saúde possui grupos de apoio! Entre em contato.