23/05/2017
Guaporé viveu a primeira Noite Cultural Italiana
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Guaporé viveu a primeira Noite Cultural Italiana

Mais um passo foi dado pela preservação cultural e para que os laços com a Itália aproximem os guaporenses das oportunidades de intercâmbios, troca de conhecimento, tecnologia e estudos. Através do Conselho Municipal de Turismo, presidido por Ivaldino Lodi Rissini, secretaria de Turismo e Cultura, através da secretária Cristiane Viel, e da Associação de Língua e Cultura Italiana de Guaporé, diversas ações ganham força.
Depois da missão à Itália, que resultou na assinatura do Gemellaggio com a cidade de Valdagno, uma comitiva italiana também estará em Guaporé, no próximo ano. Preparando a chegada do grupo, e motivando a comunidade a se unir em torno do tema, aconteceu a Noite Cultural Italiana, no Auditório da Casa da Cultura, segunda feira, dia 22 de maio.
Esteve em Guaporé, palestrando para autoridades, membros da associação e comunidade, o presidente do Convers, Comitato Vêneto- Ismael Rosset. Rosset falou da importância de manter viva a cultura dos imigrantes, o quanto a união da comunidade e a formação de associações são fundamentais para que o legado seja passado de geração para geração.
Há estudos para a construção, na praça Vespasiano Corrêa, de um monumento, com a construção de um Leão, símbolo do Vêneto, que marca definitivamente a presença dos descendentes de imigrantes daquela região da Itália.
Lodi, presidente do Comtur, que liderou o processo de Gemellággio, está bastante entusiasmado e acredita que com o empenho da sociedade como um todo, logo Guaporé estará colhendo bons frutos deste trabalho.
Na sequência, o público presente na Casa da Cultura pode acompanhar a verdadeira história da imigração, através do filme Leone di Vietro, que terá sua sequência rodada no Rio Grande do Sul, contando a saga dos imigrantes quando desembarcaram na América.
Prestigiou o evento o prefeito em Exercício, Adalberto Bastian, colocando o Poder Público como parceiro das iniciativas culturais, que valorizem a história e o legado dos pioneiros da história de Guaporé.