15/05/2017
Podas de árvores: ação vai contemplar centro e bairros
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Podas de árvores: ação vai contemplar centro e bairros

A secretaria municipal de Meio Ambiente, na parceria com a secretaria de Obras, iniciou no dia 15 de maio, com previsão de encerrar em meados de agosto, todo processo de podas de árvores nas praças, canteiros e locais públicos, recolhendo também os galhos resultantes de podas nas propriedades. Porém, a ação respeitará um cronograma.
Primeira etapa
A primeira parte desta ação corresponde ao centro, e já começou na praça Vespasiano Corrêa. A orientação é que as pessoas da área central que quiserem efetuar a poda em seus terrenos, o façam neste período que os galhos deste perímetro também serão recolhidos.
Bairros
Conforme as ações de podas no centro da cidade forem sendo encerradas, as equipes serão deslocadas para os bairros. Assim, as pessoas que moram nos bairros também poderão realizar o corte dos galhos de seus quintais e depositá-los para o recolhimento. O cronograma será amplamente divulgado, por isso a orientação da secretária Monia Zampeza é que as pessoas esperem pelo seu bairro. “Para realizarmos um trabalho organizado, mantendo a cidade limpa, pedimos que as podas só sejam realizadas nas áreas em que estivermos atuando. E lembramos também que este trabalho acontecerá apenas uma vez ao ano, no período de hibernação das árvores. Fora disso, além da poda ser irregular, cabe ao proprietário a destinação dos galhos”.
Respeito ao meio ambiente
Uma das grandes preocupações é a educação ambiental. Por isso, haverá também um trabalho de orientação quanto à poda correta das plantas. “Estaremos acompanhando e orientando sobre a poda correta de cada espécie, inclusive identificando as que não necessitam de poda. O objetivo é fortalecer a árvore. Vemos muitas pessoas realizando verdadeiras mutilações por não podar corretamente e ainda fazê-lo no período errado. Isso é um crime ambiental”, esclarece a secretária.
Busque informações
Em caso de dúvida sobre como proceder e para buscar informações sobre o cronograma de podas de árvores acompanhe a Fan Page da Prefeitura de Guaporé no Facebook, o site www.guapore.rs.gov.br, ou ainda procure a Secretaria de Meio Ambiente na Casa da Cultura, centro de Guaporé, telefone (54) 3443 5987.