Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
12/05/2017
Convênio Susepe/empresas pode ajudar a reescrever uma história de vida
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Convênio Susepe/empresas pode ajudar a reescrever uma história de vida

Sair da cadeia e continuar fora dela não é uma tarefa fácil para muitos ex-detentos. Embora o trabalho e o estudo sejam algumas das chaves da ressocialização bem-sucedida, em média 20% dos presos no país trabalham e 8,6% estudam.
A cada três dias de trabalho, o preso tem descontado um dia na sua pena. O pagamento, que deve ser, no mínimo, 75% de um salário mínimo, é depositado em conta aberta pelo Estado. O detento pode sacar todo o dinheiro quando for libertado ou autorizar alguém da família a movimentar a conta.
Para o empresário, oferecer trabalho ao apenado, além da contribuição social e humana, também significa economia, já que 13º, FGTS e Férias não fazem parte das despesas.
Em Guaporé, o Conselho da Comunidade, a Pastoral Carcerária, a Susepe, o Judiciário, Poder Público e várias forças da comunidade atuam na missão de ressocializar presos, com iniciativas ao longo dos anos como produzir hortaliças no presídio, oferecer trabalho, estudo, acesso a livros e ainda encaminhar apenados do regime adequado à funções fora das paredes da casa prisional.
Tudo é feito com muita responsabilidade e principalmente esperança. Esperança de que cumpram sua dívida com a sociedade e saiam das prisões recuperados, e não ainda mais violentos e marginalizados.
Este foi tema de uma reunião no gabinete do prefeito Valdir Fabris, unindo secretários do município, representantes da Susepe, Conselho da Comunidade e demais autoridades da área, com participação também de agentes de Porto Alegre.
O Departamento de Tratamento Penal oferece um convênio empresa/Susepe, onde ganha o empresário, ganha o apenado e ganha a sociedade.
Somente são selecionados para as vagas oferecidas pessoas que passaram pela avaliação da equipe técnica e de atividades de segurança e disciplina de cada estabelecimento penal.
Uma oportunidade de acolhimento e trabalho pode mudar definitivamente a história de uma pessoa.
As empresas interessadas podem entrar em contato com a Susepe no Presídio de Guaporé, ou obter maiores informações pelo fone (51) 3288 7304, junto à Divisão de Trabalho Prisional.