28/04/2017
Reuniões debatem ações no trânsito, bombeiros e videomonitoramento
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Reuniões debatem ações no trânsito, bombeiros e videomonitoramento

O dia 26 de abril foi marcado por importantes reuniões junto ao Corpo de Bombeiros e à Brigada Militar de Guaporé. Em pauta assuntos como trânsito, sistema de videomonitoramento, apoio às forças policiais para reforçar o patrulhamento e novos servidores para o Corpo de Bombeiros.
Junto à Brigada, o prefeito Valdir Fabris e o Diretor do Departamento de Trânsito José Ortiz ofereceram ao Comando da BM a total parceria para reforço de patrulhamento das ruas, inclusive com verbas, se possível, para pagamento de horas extras, combustível para as viaturas em caso de necessidade e soma de esforços para suprir tudo o que as forças policiais precisam. “Oferecemos alternativas, claro que será analisada a viabilidade. Mas queremos dizer que estamos trabalhando junto com a Brigada. Usaremos nossa força política nas reivindicações, mas efetivamente queremos contribuir onde pudermos”, disse Fabris.
Também entrou em pauta a necessidade urgente de implantação de faixas de segurança elevadas em pelo menos dois pontos na avenida Sílvio Sanson, rumo ao Autódromo e possíveis lombadas eletrônicas. Os locais específicos estão sendo estudados e em breve serão divulgados. “Um deles é nas proximidades do Mercado Econômico. O outro ainda estamos estudando. Mas ficará entre a Delegacia e o campo do Sesi”, explica Ortiz.
Outra boa notícia é a recuperação do sistema de videomonitoramento, com as 16 câmeras em funcionamento e a instalação de mais quatro câmeras em torno da praça. “São quatro câmeras mais modernas, de aproximação, com giro de 360 graus. Uma tecnologia mais avançada a serviço da comunidade para coibir a criminalidade e para a resolução de crimes e acidentes que possam acontecer”, diz o prefeito.
Junto ao Comando do Corpo de Bombeiros uma solução busca resolver o maior problema da guarnição, a falta de servidores. A exemplo do que já ocorre com sucesso em municípios como Getúlio Vargas e Erechim, cada cidade que compõe a área de abrangência do Corpo de Bombeiros de Guaporé cederá um funcionário para treinamento e atuação como Bombeiro Voluntário. São dez municípios, totalizando um reforço de mais dez servidores que poderão apoiar os Bombeiros na nobre missão de salvar vidas, atender acidentes, casos de desastres naturais e ações preventivas. “Uma palestra está sendo agendada e cada prefeito será convidado a buscar esclarecimentos sobre como funciona o treinamento e quais as atribuições de um bombeiro voluntário. É o caminho mais viável até agora encontrado para tentar sanar a falta de profissionais, que sobrecarrega nossos valentes servidores”, explica Fabris.
Assim que as decisões forem tomadas e as medidas executadas, a população será informada.

Na foto, reunião com a Brigada Militar, junto ao Tenente Júlio César de Oliveira Greff e Sargento Pereira.