Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
18/04/2017
Meio Ambiente: Palestras nas escolas tratam da preservação da água
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Meio Ambiente: Palestras nas escolas tratam da preservação da água

“Não queremos ações pontuais, nosso objetivo é uma consciência coletiva e ações eficazes para a preservação ambiental em Guaporé. Por isso, vamos às salas de aula. Os alunos terão informações para serem grandes defensores da natureza”, afirma Monia Zampeze, secretária de Meio Ambiente de Guaporé, que na parceria com a secretaria de Educação desenvolvem um projeto sobre a preservação da água nas escolas.
Tudo começou com a comemoração do Dia Mundial da Água, em 22 de março, e uma série de atividades planejadas para os alunos e consequentemente suas famílias e comunidade. “As crianças têm consciência do que é certo. Quando chegam em casa, colocam em prática tudo o que aprenderam, e assim, acabam servindo de exemplo a seus familiares, cobrando uma postura correta frente ao meio ambiente e crescendo com a missão de preservar todos os recursos naturais. De uma pequena ação como fechar a torneira, tomar um banho mais rápido, reaproveitar a água do tanque para lavar uma calçada, vamos formando pessoas muito mais conscientes para o amanhã”, afirma Monia.

Dessa forma, iniciou-se um ciclo de palestras nas salas de aula, abordando temas como:
a) Ciclo da Água
b) Proteção das Nascentes
c) Conservação do Recurso Natural Àgua
d) Tratamento da água no Município
Os encontros iniciaram na escola Imaculada Conceição, com 58 alunos participantes, no dia 17 de abril. Na mesma data, o trabalho também aconteceu com 54 alunos da escola Dr. Jairo Brum. No cronograma, estão contemplados ainda 17 alunos da escola Zaida Zanon e 68 alunos da Escola Alexandre Bacchi.

É um trabalho que terá continuidade, ampliando temas, fortalecendo laços, envolvendo os estudantes em muitas atividades voltadas à preservação ambiental.

Você sabia?
A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água.