Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
18/04/2017
Poder Público estuda instalação de faixas elevadas de segurança
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Poder Público estuda instalação de faixas elevadas de segurança

Alta velocidade e desrespeito à sinalização viária nas vias urbanas em Guaporé são práticas comuns dos condutores de veículos, sejam eles, leves (automóveis, caminhonetes e motos) ou pesados (caminhões, ônibus e carretas). A Avenida Silvio Sanon, a principal e a mais movimentada via urbana – cortando de leste a oeste a cidade, é palco de acidentes de trânsito verificados pela simples e pura imprudência dos motoristas. Mudanças, propostas por engenheiros de trânsito, foram efetuadas em épocas passadas, mas as colisões e os atropelamentos seguem acontecendo. A comunidade pede ao Poder Público Municipal a instalação de “quebra-molas”, redutores de velocidade e lombadas eletrônicas ao longo da vias, em especial na Silvio Sanson e proximidades dos educandários onde a movimentação de pessoas é intensa.
A tragédia que vitimou a jovem Daiana Cestari no começo do mês de abril, abriu precedentes importantes para que o processo de mudanças fosse acelerado e o clamor do povo atendido. O Departamento de Trânsito, sob responsabilidade do Diretor José Ortiz, recebe diariamente os mais diversos pedidos e o telefone não para de tocar. Há, segundo ele, 20 pedidos protocolados para a instalação de faixas elevadas de segurança, com prioridade para a colocação de uma na Avenida Silvio Sanson, proximidades do cruzamento com a rua Gedeone Migliavaca – na famosa subida para a Delegacia de Polícia (DP).
“Todos os pedidos e requerimentos encaminhados ao Departamento de Trânsito solicitando a instalação de faixas elevadas de segurança, centralizadores de velocidade e lombadas eletrônicas estão sendo analisados pela engenharia do Poder Público. Acredito que em breve, já que o projeto está em mãos, uma faixa elevada será construída na Avenida Silvio Sanson nas proximidades da nova abastecedora de combustíveis no bairro São Cristóvão. São 20 solicitações ao longo das vias urbanas e todas estão sendo analisadas. Espero que em no máximo dois ou três meses possamos entrar com pedido para contratação de uma empresa, através de licitação, para que as elevadas sejam construídas em Guaporé. ”, disse.
Segundo Ortiz, infelizmente não há respeito às leis de trânsito em Guaporé e são raros os casos em que os condutores e até mesmo os pedestres estão de acordo com o que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Tenho andado a pé pela cidade para verificar os pedidos da comunidade para melhorias no trânsito. Há pontos cegos nos cruzamentos, necessidade de redutores de velocidade, mas há também um desrespeito total às leis de trânsito e o excesso de velocidade infelizmente é comum. O Departamento de Trânsito vai fazer um estudo para proporcionar, com inúmeras mudanças e melhorias, uma maior visibilidade nas transversais. Porém, isso não impedirá que acidentes possam acontecer novamente. O que fará que tenhamos um trânsito mais seguro no futuro é a educação e o respeito dos condutores e dos pedestres. Se cada um fizer a sua parte, vamos ter índices estatísticos cada vez menores no trânsito”, destacou.
Além das faixas elevadas de segurança, o Departamento de Trânsito deve nos próximos meses intensificar a colocação da sinalização viária pelas principais vias urbanas. A pintura das faixas de pedestre é uma das prioridades.