04/04/2017
10 toneladas arrecadadas na 2ª edição do recolhimento de resíduo eletrônico
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
10 toneladas arrecadadas na 2ª edição do recolhimento de resíduo eletrônico

Organizada pelo Poder Público de Guaporé, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Grupo Escoteiros Nacê, a 2ª edição do recolhimento de resíduo eletrônico foi um sucesso. A ação, que visa conscientizar a comunidade para uma destinação correta destes materiais altamente tóxicos à natureza, aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril na Praça Vespasiano Corrêa. Foram cerca de 10 toneladas arrecadadas, caracterizando-se a maior campanha realizada no município.
Foram mais de três mil itens, com destaques para os televisores de tubo, monitores de computador, microondas, teclados, mouses e CPUs, entregues pelos munícipes. O número de equipamentos destinados corretamente pela população surpreendeu a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze.
“A segunda edição da campanha para coleta de resíduos eletrônicos foi um sucesso, levando em consideração que houve melhora na divulgação do evento, fazendo com que a comunidade participasse de forma mais efetiva aumentando o volume de material coletado. Isso demonstra que a comunidade está se conscientizando de forma positiva quanto à importância do correto descarte destes resíduos”, destacou Monia.
Todo o material foi recolhido sem ônus para o Poder Executivo pela empresa Natusomos, de Horizontina, que desde 2013 está habilitada e devidamente capacitada para o recebimento, o desmonte e a descaracterização de resíduos eletrônicos e industriais no Estado do Rio Grande do Sul. O Poder Público, através da Secretaria de Meio Ambiente, continuará promovendo campanhas e ações em prol da qualidade ambiental e sustentabilidade para o município de Guaporé.

Descarte incorreto
O descarte incorreto dos resíduos eletrônicos, em especial jogados na vegetação ou em arroios/rios, trazem inúmeros prejuízos para o meio ambiente. Substâncias químicas que compõem os aparelhos são extremamente agressivas para a natureza, afinal os produtos contêm chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros.