03/04/2017
Páscoa: Decoração e programação têm sentido especial em Guaporé
Postado por: Governo
Páscoa: Decoração e programação têm sentido especial em Guaporé

Uma Páscoa linda, em todos os sentidos. Assim foi pensada esta época especial para Guaporé, na união das secretarias de Turismo e Educação. Enfeitar, encantar, atrair, promover a cidade, mas com um sentido muito mais profundo do que comercial. Assim surgiu a Páscoa de 2017. Unindo profissionais das secretarias, direções de escolas, professores, alunos, família e comunidade.
A produção da decoração contou com voluntários e principalmente com sonhadores, aqueles que tornam a magia real: as crianças!
Um dos símbolos desta data é a Árvore Encantada de Páscoa, que está adornada por todos os elementos que marcam a morte e ressurreição de Jesus, no sentido da celebração e valorização da vida. O renascimento, as novas oportunidades, o perdão, a solidariedade, a simplicidade, a amizade.
Desta forma, segundo a secretária de Educação Veridiana Tonini, desde fevereiro as escolas municipais trabalharam o lado pedagógico dos símbolos pascais. Desde as séries iniciais aos 4ºs anos, houve teatro, música, temáticas em salas de aula e a produção dos adornos da árvore.
Cada turminha traz para a praça seu tema: ovos pintados pelas crianças representando a fertilidade, a vida, mandalas com valores de humanidade, solidariedade, respeito, amor, afeto. Caça ao ninho e a alegria da infância em brincadeiras tão inocentes e belas, que se perdem na sociedade de consumo. Em cada detalhe, mãozinhas e mentes que acreditam sim, que é possível construir um mundo melhor.
E nos finais de semana e a cada final de tarde, é possível ver estes pequenos artistas orgulhosos de suas obras, apontando aos pais qual sua participação na Árvore Encantada. Assim a magia se faz real.
Além da árvore, há muitas famílias de coelhos espalhadas pela praça. Nos postes, a decoração também encanta.
A secretária de Turismo Cristiane Viel afirma que foi um trabalho de equipe e de coração. “E agora para coroar esse cenário, tão bonito e com tanto significado, estamos proporcionando às crianças um passeio na réplica da Maria Fumaça, o Trem Estação da Serra, com uma Coelha contando histórias para as crianças, parada na praça, lanche e brincadeiras, muitas fotos e diversão, envolvendo nossas crianças”. E a programação também se estende à comunidade.
Nos dias 09 e 16 de abril, na Praça, os passeios com o Trem Estação da Serra iniciam às 15h. Haverá brincadeiras, pinturas, máscaras de coelhinhos, troca de livros através do Leo Clube e a presença do Coelho da Páscoa, além da Biblioteca Itinerante do Sesi nos dias 11, 12 e 13 de abril.
Escolas Particulares e Estaduais que quiserem ajudar a decorar a Árvore Encantada podem confeccionar seus enfeites e entrar em contato com a Secretaria de Turismo, pelo (54) 3443 5030, para que os adornos sejam pendurados. Todos estão convidados a participar!
A programação religiosa fica a cargo da Paróquia Santo Antônio, com a Via Sacra ao Morro do Cristo, com saída às 6h30min da Sexta Feira Santa. A Via Sacra é a mais tradicional da Região, atraindo mais de 10 mil fiéis a Guaporé. O percurso também está sendo preparado para bem receber a todos.
Confira a beleza da Páscoa em nossa cidade! Participe e encante-se!
Guaporé: Nosso melhor está em você!