Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
25/03/2017
Dia da Saúde e Nutrição- 31 de Março
Postado por: Secretaria da Saúde
Dia da Saúde e Nutrição- 31 de Março

Conscientizar as pessoas para a importância da saúde e da alimentação balanceada é o principal objetivo do Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado nessa última semana de março. Convidamos Michele Dagnese e a Ana Paula Trentin nutricionistas na unidade básica de saúde de Guaporé para falar sobre esse assunto tão importante!

A evolução da ciência da Nutrição nos mostra que cada vez mais, os nutrientes, presentes naturalmente nos alimentos, formam nossas células e nos fazem funcionar em todos os níveis, prevenido doenças e promovendo saúde. Nosso organismo é formado por 100.000.000.000.000 (cem trilhões) de células e destas, 50 milhões são substituídas diariamente. Cada célula do nosso organismo precisa de pelo menos, 45 nutrientes conhecidos para desempenhar sua função,então vamos voltar o tempo da nossa vovó e ingerir menos produtos químicos e industrializados e mais alimentos de verdade que vão nos nutrir e equilibrar nossas células. Não existe alimentaçãomelhor do que aquela que a natureza nos proporciona. Mas então o que é uma alimentação saudável e equilibrada?É aquela onde existe a ingestão de 04frutas diariamente,50% do prato com verduras e legumes.Consuma alimentos do grupo das leguminosas como feijão, lentilha ou grão de bico, troque os carboidratos simples pelos cereais integrais como o arroz integral, batata doce, aipim, inhame, moranga e outros. Consuma menos carne vermelha e mais peixes.
Também acrescente as fibras para o bom funcionamento do intestino. Inclua alimentos que contémômega 03 por fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde cardiovascular e melhorar a falta de concentração estando presente nas nozes, peixes, linhaça e também nas capsulas de ômega 03. Troque condimentos industrializados eadicione ervas naturais na comida como alecrim, tomilho, orégano, salsa, cebola. Acrescente especiarias na comida como curry, curcuma, pimenta vermelha e canela eles ajudam na digestão e são anti-inflamatórios, troque o açúcar branco refinado pelo açúcar de coco, açúcar demerara ouaçúcar mascavo. Na lista de farinhas troque a de trigo por farinhas de arroz, farinha de mandioca,farinha de coco. Prefira os leites vegetais, tais como aveia, coco, arroz que você mesmo pode fazer em casa. Tome 03 litros de agua por dia nos intervalos das refeições e faça atividade física regularmente
Produtos descritos como diet e light e adoçantes são saudáveis?
Não. Muitos alimentos com essa classificação podem conter substâncias químicas como aditivos, corantes, conservantes que, em excesso, são prejudiciais à nossa saúde. Porém, devemos ter muito cuidado em nossas escolhas, sempre atento aos rótulos. Além disso, o consumo exagerado destes produtos, associado a uma alimentação desequilibrada, pode gerar vários desequilíbrios no organismo. O alimento não é somente calorias e sim informações para nossas células.A quantidade e a qualidade da composição da nossa alimentação, assim como a biodisponibilidade dos nutrientes, determinam o funcionamento adequado do nosso organismo em todos os níveis.Uma alimentação equilibrada pode prevenir e melhorar o organismo como um todo. Os nutrientes agem em conjunto, sendo que, um depende da presença do outro para que a sua ação seja efetiva. Portanto, o que pode desequilibrar a alimentação são os excessos e/ou as carências nutricionais.Quando variamos nossa alimentação conseguimos aproveitar o melhor de cada alimento num plano alimentar completo, balanceado e não isolado. As escolhas alimentares que fazemos diariamente dizem muito sobre nosso estado de saúde, os sinais e sintomas que apresentamos e a presença ou não de certas doenças. Por isso é tão importante que tenhamos um equilíbrio nutricional, com a ingestão adequada de nutrientes que irão nutrir as células para que as mesmas desempenhem suas funções corretamente, reduzindo os riscos do surgimento de doenças.
Um aspecto muito importante: A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estejam biodisponíveis. É fundamental que além de uma quantidade e qualidade ideal do alimento, também existam condições químicas e fisiológicas ideais para que esse alimentoseja quebrado corretamente envolvendo um processo de ingestão, digestão, absorção, transporte, utilização e excreção.Se uma dessas etapas do metabolismo não funcionar direito, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais e, consequentemente, funcionais, por isso a importância de não tomar líquidos durante as refeições, mastigar bem o alimento, dormir 08 horas por dia.
Seu organismo é único sendo assim o que é bom para um organismo pode não ser para outro. Mas é importante ressaltar que cada pessoa responde de forma diferente a determinados alimentos. Portanto nossas escolhas alimentares não devem se basear em dietas da moda ou no que a mídia ou redes sociais impõem como saudável ou não saudável, pois a alimentação diária deve respeitar nossas características e necessidades individuais.
Dessa forma, manter um padrão alimentar com escolhas mais naturais saudáveis e equilibradas resultará em mais saúde e vitalidade positiva, resultando em peso corporal adequado e bom equilíbrio da mente e de nossas emoções, e é por isso que nossa alimentação diz muito sobre o que somos e o que sentimos.
“Alimento de verdade deve ter nutriente”.
Não foque numa dieta que tem data para terminar. Foque num estilo de vida que durara para sempre. Você quer comer melhor, comece descascando mais e desembalando menos.
Fica a dica: Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da doença.