22/03/2017
Conquista: Guaporé comemora curso técnico em enfermagem
Postado por: Secretaria da Educação
Conquista: Guaporé comemora curso técnico em enfermagem

A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, Edí Fassini, esteve visitando o prefeito Valdir Fabris, na manhã do dia 21 de março, para apresentar oficialmente um curso técnico que foi viabilizado por meio de parceria entre a Instituição e o Hospital Manoel Francisco Guerreiro.
A Univates traz para Guaporé um curso técnico fora do campus universitário de Lajeado: é o curso Técnico em Enfermagem, que inicia suas atividades em abril. A formação foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação e terá funcionamento nos ambientes do Hospital Municipal Manoel Francisco Guerreiro. “A disponibilização do Técnico em Enfermagem é uma solicitação de mais de 10 anos da comunidade local e que agora se realiza”, diz Edí.
Conforme ela, a Univates e os gestores do hospital estão planejando com cuidado todos os detalhes da operacionalização do curso, que terá duração de dois anos e meio, com aulas em quatro noites por semana, além de alguns sábados de aula em laboratórios utilizados pelos cursos da área da saúde da Univates, em Lajeado.
Edí ressalta a importância dos profissionais técnicos em Enfermagem: “Eles têm vasto campo de atuação: clínicas médicas, hospitais, postos de saúde, UPAs, Samu, clínicas geriátricas, lares de idosos, entre outros”.
Segundo a diretora do CEP, os diferenciais na formação de profissionais pela Univates têm relação com a experiência de 20 anos da Instituição na formação de técnicos, a estrutura de suporte para as práticas e o desempenho de seus professores, sempre com experiência prática na área de formação.
Na audiência, que contou também com a participação da secretária de Educação Veridiana Tonini, o município colocou-se à disposição da Universidade para auxiliar onde foi possível, e cedeu o espaço do Auditório da Casa da Cultura para a aula inaugural do curso, marcada para o dia 10 de abril.
“É uma conquista para aqueles que sonham em seguir essa profissão, para Guaporé, que também terá mais profissionais da saúde estudando e posteriormente atuando aqui, para o hospital, que será palco para este aprendizado, para todos nós que trabalhamos por qualificação e diversificação de oportunidades de profissionalização e realização pessoal e profissional através da Educação. Estamos muito felizes e somos parceiros da Univates nesta e em outras iniciativas, assim como estamos ao lado de todas as futuras boas notícias que virão para nossa comunidade”, diz Veridiana.

Inscrições
As inscrições para o Técnico em Enfermagem ocorrem pelo site www.univates.br/tecnicos/enfermagem, no período de 13 de março a 5 de abril.
De acordo com dados preliminares a procura já ultrapassa a oferta, garantindo desde já a primeira turma iniciando os estudos em abril.