16/03/2017
CMD Guaporé projeta retorno do Campeonato de Bocha 48/8 metros
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
CMD Guaporé projeta retorno do Campeonato de Bocha 48/8 metros

A pedido dos bochofilistas, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico de Guaporé, através da coordenação do Conselho Municipal de Desporto (CMD), promoverá em 2017 o retorno de uma modalidade da bocha 48 que há anos havia deixado de ser disputada. Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Bochas 48/8 metros. A tradicional competição, trazida pelos colonizadores italianos há quase dois séculos, voltará ao cenário após cinco anos.
Segundo o presidente do CMD Guaporé Valmir Angheben, o Mille, o certame está sendo formatado e a expectativa é a participação entre 10 e 14 equipes. Ele acredita que o retorno da Bocha 48/8 metros será benéfico para os praticantes da bocha.
“O pedido para que organizássemos novamente a competição partiu dos próprios bochofilistas. Recebemos inúmeros contatos e no Congresso Técnico para a Bocha 48/16 metros colocaram-nos a possibilidade do CMD voltar a organizar. Prontamente conversei com a secretária Cris Viel para ver da viabilidade financeira (dentro do que tange a lei) e houve o aval positivo. Vamos voltar a ter disputas da Bocha 48/8 metros, mas necessitamos que as equipes interessadas nos procurem para que possamos começar a dar um norte na formatação do evento esportivo”, disse.
As inscrições para a competição podem ser efetuadas na sede do CMD, localizado na Casa da Cultura. Maiores informações e detalhes os contatos podem ser efetuados pelos telefones (54) 3443.5030 ou (54) 3443.5810. Podem participar entidades tradicionalistas, comunidades da zona rural, bares e sociedades devidamente registradas e cadastradas.
Os troféus e as medalhas para serem entregues aos melhores da Bocha 48/8 metros, segundo Mille, fazem parte dos investimentos previstos pelo CMD Guaporé e devem estar em exposição, assim como as da Bocha 48/16 metros, nos próximos dias na Casa da Cultura.

O último certame
Segundo registros do CMD Guaporé, o último Campeonato Municipal de Bocha 48/8 metros foi realizado em 2012 e o lugar mais alto do pódio ficou com o selecionado da Sociedade 1º de Maio. Na decisão os bochofilistas venceram a turma do Bino Bar, que havia conquistado o título da edição passada.