14/03/2017
Hora do Planeta: Guaporé te convida a apagar as luzes
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Hora do Planeta: Guaporé te convida a apagar as luzes

A Hora do Planeta é um blecaute voluntário e simbólico promovido mundialmente pela organização ambiental WWF. Neste ano a ação acontece no dia 25 de março e incentiva que entidades, empresas e pessoas desliguem as luzes entre as 20h30 e 21h30 do horário local. Criada em 2007 em Sydney, na Austrália, ela já se tornou o maior movimento pelo meio ambiente do mundo, com mais de sete mil cidades participantes no ano passado.

“Mais do que um simples apagar de luzes, a Hora do Planeta é um convite para que as pessoas parem por cerca de uma hora e reflitam sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente; o que temos feito e o que cada um pode fazer para diminuir o problema”, comenta o diretor-executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic. Para ele, o movimento é uma demonstração globalizada de que o mundo quer ver em seus líderes a coragem para enfrentar e reverter os diferentes desafios ambientais, cujos impactos interferem na vida de toda a população.

Atualmente, o Brasil tem enfrentado sérios problemas relacionados às mudanças do clima, como a seca do Nordeste, a diminuição de produção de alimentos ou o racionamento de água em plena temporada de chuvas no Distrito Federal. De acordo com o coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, a manutenção de certos sistemas ultrapassados de investimento, como a contratação de energia vinda de termelétricas, só piora o quadro para a população, pois produz mais gases de efeito estufa (que agrava o aquecimento global) e deixa mais cara a tarifa de eletricidade para os consumidores.
No Brasil, em 2016, 156 municípios aderiram oficialmente à campanha, desligando por uma hora a iluminação de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos. Para este ano, a expectativa é ainda maior, com o incentivo para que pessoas e empresas organizem suas próprias atividades no sábado, 25 de março.

Guaporé na Hora do Planeta
O município de Guaporé vai participar da Hora do Planeta 2017. E conta com toda a comunidade. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, o “apagão” partirá dos prédios e monumentos públicos, incentivando todos os moradores a apagarem as luzes e tomarem consciência de que somente com o uso moderado dos recursos naturais, garantiremos o futuro da Terra. “O movimento acontecerá no sábado de 25 de março de 2017 das 20h30min às 21h30min, onde alguns monumentos e prédios públicos terão sua iluminação desligada, sendo eles: Câmara de Vereadores, Casa da Cultura, Cristo Redentor, Parque Ecológico Municipal Honorato Toniolo e Prédio da Prefeitura Municipal. Convidamos toda a comunidade para se unir à nós”, explica a secretária Monia Zampeze.