Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
10/03/2017
Tarde de campo reunirá produtores rurais de Guaporé
Postado por: Secretaria da Agricultura
Tarde de campo reunirá produtores rurais de Guaporé

A Emater-RS/Ascar, juntamente com as entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Conderg), realiza na metade do mês de março uma importante atividade para os produtores do município e região. A tarde de campo sobre armazenagem na agricultura familiar, na propriedade de Alfredo e Gabriel Bresolin (sócio Marcelo Casagrande), está marcada para o dia 15, a partir das 13h15min. Na oportunidade, serão abordados os seguintes temas: armazenagem na agricultura familiar e uso de grãos armazenados na nutrição animal.

“É uma oportunidade que enfatiza dois pontos importantes para a boa armazenagem com custo reduzido e eficaz para os produtores. Temos o trabalho de armazenagem há tempos (década de 70 com o milho em palha) e a evolução com a colheita realizada por máquinas fez com que houvesse a adaptação da estrutura. O colega Ricardo Martins, especialista em armazenagem, inventou a tecnologia de secagem a vento. É sustentável, tem custo baixo e as propriedades nutricionais do milho continuam as mesmas, há pouquíssimo impacto. Significa que o ser humano vai comer alimento de qualidade e os animais também. A eficiência nutricional dos animais tem melhorado muito com esse trabalho”, disse o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar, Antônio Cesar Perin.

O convite de participação é estendido a todos os produtores da região, independente se há intenção ou não de construção de silos de armazenagem da forma proposta. Atualmente, segundo Perin, são 16 unidades familiares em funcionamento e outras em edificação. Em números, a armazenagem em “casa” representa uma economia aproximada de 15%.

“O nosso objetivo é que mais produtores rurais instalem em suas propriedades unidades de armazenagem a vento. E nós da Emater estamos trabalhando para que isso ocorra”.

Para quem busca maiores informações sobre o evento, basta ligar na Emater (54) 3443-1573. A propriedade rural onde será realizada a tarde de campo está localizada na estrada que liga Guaporé à Anta Gorda.