06/03/2017
Retomada negociação para construção de Usina de Reciclagem em Guaporé
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Retomada negociação para construção de Usina de Reciclagem em Guaporé

O município de Guaporé sediou, dia 3 de março, sexta-feira, uma importante reunião para retomar as tratativas para a instalação de uma usina de reciclagem de lixo diferente das convencionais. O encontro tratou sobre o pioneiro e inovador projeto de instalação de autoclaves, equipamentos para elevar pressão e temperatura , da empresa Ecohispânica (Espanha), para a esterilização de resíduos sólidos. A Ecohispânica conta com uma unidade em funcionamento há mais de três anos na cidade de Rivas Vaciamadrid, distante 15 quilômetros do centro de Madrid. Um investimento que superaria os R$ 80 milhões, investidos por empresários alemães, espanhóis e americanos. Ficariam os municípios, organizados através de Consórcio, com o comprometimento de destinarem os resíduos à empresa para reciclagem pelo período de 20 anos, sendo após o investimento entregue definitivamente ao consórcio. A forma como essa parceria se tornaria viável para a região define-se agora, pelos próximos passos alinhavados no encontro.
Guaporé será encarregado de confirmar quais municípios da região que teriam interesse no projeto, para dar sequência aos trabalhos.
Participaram gestores municipais, bem como responsáveis pelas Secretarias de Meio Ambiente de municípios da região. Para o prefeito Valdir Fabris “a retomada desta tratativa é muito importante, já que a destinação do lixo de forma correta é uma das grandes preocupações dos gestores. O projeto possui tecnologia de ponta, e além de produzir material reciclável, também transforma o lixo orgânico em biomassa, e a biomassa em adubo orgânico, sem poluir o meio ambiente”.
Segundo Orlei Soares, representante da empresa, a Usina de Reciclagem é aprovada por todos os órgãos internacionais, não gera odores, não gera poluentes, deixando inclusive a água que sai desse processo podendo ser usada para irrigar plantações, por exemplo. A biomassa é totalmente livre de elementos poluentes e potencialmente usada na Espanha para áreas de recuperação ambiental e reflorestamento.
Participaram do encontro em Guaporé, além do prefeito Fabris, Vice Adalberto Bastian, secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, secretários e vereadores, os representantes de dez municípios:
Amilton Fontana - Prefeito de Roca Sales
Lourival Aparecido B. de Seixas Prefeito de Muçum
Gilmar Capelari, Secretário de Meio Ambiente de de Nova Prata
Valdemar de Carli Prefeito de Veranópolis
Gecir Antônio Salvi, Oficial de Gabinete de Serafina Corrêa
Edevaldo Kujawa, Oficial de Gabinete de Casca
Iura Kurtz, Prefeito de Marau
Marcelo Portaluppi, Prefeito de Vespasiano Corrêa
Leo Paulo Cendron, Prefeito de União da Serra
Tiago Grando, Prefeito de Dois Lajeados
Cláudio Costacurta, Vice- prefeito de Vista Alegre do Prata.

Secretarias:
Assistência Social e Habitação
Coordenação e Planejamento
Geral de Governo
Obras e Viação
Segurança Pública e Trânsito
Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Município de Guaporé - RS
Av. Silvio Sanson, 1135 - Fone: 54 3443 4430 Atendimento: 8:30 às 11:30 / 13:30 às 17:30

Dúvidas, Críticas e Sugestões:
Entre em contato conosco (Clique aqui)

Webmail: