21/02/2017
Caps: arte em forma de terapia
Postado por: Secretaria da Saúde
Caps: arte em forma de terapia

Saúde física e mental precisam caminhar juntas. E muitas vezes, encontrar um caminho para extravasar ansiedades, medos e tantos problemas que afligem a sociedade atual é mais fácil do que se imagina. A arte é uma excelente forma de expressão, e uma importante terapia também. O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Guaporé incentiva a arte. E vê nascer artistas sensíveis, cujos trabalhos são muito elogiados e admirados. Suelen França, por exemplo, é uma artista visual, autoditada, criativa, que expõe na arte suas emoções. O grupo que participa, reconhece nela essas habilidades.

“Ela nos trouxe os trabalhos para dividir com os colegas, que ficaram encantados e pensaram na organização de uma exposição. A pequena exposição fica na nossa recepção e foi feita pelos colegas de grupo da Suelen. Os trabalhos expostos além de belos, expõem a importância da arte e da expressão artística no atendimento em Saúde Mental. Através das cores, dos desenhos, da expressão...os sentimentos se afloram e tomam significado em um mundo preto e branco” estamos muito orgulhosos de termos artistas e pessoas de tamanha sensibilidade em nossos grupos, dizem os responsáveis pelo Caps.
São lindos desenhos, com habilidade aflorando através da beleza encontrada em traços, trabalhos e expressões. “Pintar é libertar e acalmar a alma”, diz a artista.
Confira alguns trabalhos que fazem parte da exposição.