06/02/2017
Reunião regional debate estratégias de prevenção à febre amarela
Postado por: Secretaria da Saúde
Reunião regional debate estratégias de prevenção à febre amarela

O crescente número de casos de Febre Amarela no Brasil, em regiões como Minas Gerais e São Paulo, as complicações decorrentes da doença e os óbitos registrados fizeram com que o Ministério da Saúde lançasse um alerta nacional e definisse estratégias de prevenção. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Na área urbana, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. Mas é na área rural que reside a maior preocupação. Não está havendo transmissão nas cidades, porém todas as regiões do país possuem áreas (zonas rurais, regiões de cerrado, florestas) onde há risco de transmissão da febre amarela. Nestas áreas, a infecção é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus (principalmente). Os macacos não transmitem a doença, mas são vítimas dela, e a morte deles nas matas pode sinalizar a chegada da febre. Por isso é necessário ficar alerta.
Guaporé mais uma vez foi palco para um encontro regional de saúde. A 5ª Coordenadoria esteve na cidade, no dia 6 de janeiro, ocupando o Auditório da Casa da Cultura, para um importante encontro tratando justamente de estratégias de prevenção à febre amarela, entre outros assuntos.
Foram abordadas no encontro as possíveis estratégias de ação preventiva e vacinação das famílias rurais. Também entraram em pauta o novo calendário de vacinação 2017 e a estratégia de vacinação do HPV nas escolas do município.
O Secretário da Saúde Adalberto Bastian deu as boas vindas aos presentes, a Secretária de Turismo também particicipou do encontro, falando um pouco sobre as potencialidades de Guaporé."Estamos felizes em mais uma vez recebermos a Coordenadoria Regional em nossa cidade. O que demonstra nosso comprometimento com as ações coletivas, visando a prevenção e a qualificação constante da saúde pública. Unindo forças encontramos estratégias mais eficazes, resultados coletivos significativos e a comunidade sai ganhando. Foi mais um dia de trabalho compensador, com metas e estratégias traçadas para nossa equipe colocar em prática neste primeiro trimestre", disse Bastian.
Os enfermeiros responsáveis pelos setores de imunização e Vigilância Epidemiológica da região e Estratégias de Saúde da Família tiveram uma manhã produtiva onde foram traçadas as metas de trabalho dos setores de imunizações e epidemiologia para o primeiro trimestre do ano.

Nas fotos:
Bastian dá as boas vindas à equipe que reuniu-se em Guaporé para traçar metas para a saúde regional
Um encontro produtivo e com metas traçadas para ações em saúde nas cidades da região