27/01/2017
Balanço: Fundoprevi fecha 2016 com superavit
Postado por: Secretaria da Fazenda
Balanço: Fundoprevi fecha 2016 com superavit

O Fundo Municipal da Previdência, Fundoprevi, criado pela Lei Municipal 1701/93, reestruturado pela Lei 3690/2016, tem a finalidade de custear aposentadorias e pensões dos servidores efetivos do município de Guaporé.
A gestão dos recursos que mensalmente são arrecadados, em função dos descontos realizados dos servidores e a contribuição patronal, é realizada por um colegiado formado por servidores municipais.
O Fundoprevi arrecadou no ano de 2016 recursos na ordem de R$ 14.958.003,99 e no mesmo período realizou despesas de pagamentos na ordem de R$ 3.158.618,16. A diferença entre receita e despesa gerou um superávit de R$ 11.799.385,83.
Atualmente o Fundo possui 681 funcionários vinculados, que contribuem mensalmente com 11% do seu salário, e custeiam a aposentadoria e pensão de 139 funcionários.
A arrecadação mensal fica em torno de R$ 477.00,00 e custeia pagamentos de R$ 273,000 mensalmente.
Ao longo do tempo a boa gestão do fundo propiciou reservas financeiras que alcançaram, em 31 de dezembro de 2016, a cifra de R$ 67.881.250,04.
O Fundoprevi é fiscalizado pelo Tribunal de Contas e Ministério da Previdência em tudo que se refere às alíquotas de contribuição, regularidade das contribuições e aplicação de recursos financeiros auferidos pelo fundo.
Na atualidade os recursos são geridos pelo Gestor Financeiro Celso Fernando Grando e pelo Comitê de Investimentos composto por Gerson Ricardo Bedin, Carolina Ghisleri Bregolin e pelo Presidente Márcio Arienti Mistura, com supervisão do Conselho Municipal de Previdência.
A previdência municipal traz várias vantagens para os segurados, sendo a principal, a garantia do recebimento da aposentadoria na sua integralidade. Outra vantagem é a proximidade com o instituto gestor de sua aposentadoria, o que facilita a solução de qualquer questionamento.