16/06/2016
Museu Municipal passará por ampla reforma
Postado por: Secretaria da Coordenação e Planejamento
Museu Municipal passará por ampla reforma

Fechado deste janeiro de 2014, através do Decreto N.º 5083, o Museu Municipal, localizado na Avenida Alberto Pasqualini a 50 metros da Praça Vespasiano Corrêa, passará por uma ampla reforma para que possa proporcionar segurança aos colaboradores e principalmente aos visitantes. As atividades no local, que abrigam grande acervo com a história de instalação e desenvolvimento do Município, foram suspensas temporariamente após vistoria da Engenheira Civil, Tatiane Zambam, que detectou problemas na estrutura das calhas, assoalhos do andar superior, entre outros.

Passados dois anos e cinco meses, após toda a retirada dos objetos e fotografias da antiguidade, o “Museu Municipal”, fundado em 1979 e restaurado em 1999, receberá melhorias em sua infraestrutura. A ideia, segundo o Prefeito Paulo Mazutti, é que as obras de revitalização deste importante espaço sejam efetuadas em três etapas. A primeira, com investimentos que superam os R$ 21 mil, é para a reforma da cobertura, num total de 476,36 m2. A empresa vencedora da carta convite, que será a responsável pelos trabalhos de reforma do telhado do Museu Municipal, é a Berlam Construções e Transportes Ltda. As atividades devem ser concluídas até o dia 14 de julho.

“Passamos dois anos insistindo no Ministério do Turismo em Brasília para a liberação de recursos, mas foi em vão. Já que não tivemos êxito, o setor de Coordenação e Planejamento separou a reforma do Museu em três etapas. A primeira, licitada e assinado o contrato com a empresa, é para a reforma total do telhado. A segunda etapa, que estamos elaborando o projeto, é para a melhoria interna (assoalho, parte elétrica e hidráulica) e a terceira é a revitalização externa”, destacou.

Mazutti salientou que a divisão em três etapas para investimentos no prédio do Museu Municipal tem como objetivo a boa aplicação dos recursos públicos.

“Temos que ter os pés no chão nesse momento de dificuldades financeiras enfrentadas no país. Vamos realizar a obra e temos que ter a garantia que cumpriremos com as nossas responsabilidades com a empresa vencedora. Nosso intuito é preservar a história, porque município ou família sem passado, com certeza não tem presente. Buscamos, com esse projeto, a preservação histórica dos nossos antepassados que foram de fundamental importância no desenvolvimento de Guaporé”, disse.

O Museu Municipal, uma das primeiras construções em alvenaria erguidas em Guaporé (1902), possuiu de 305 m2 de área construída.

Secretarias:
Assistência Social e Habitação
Coordenação e Planejamento
Geral de Governo
Obras e Viação
Segurança Pública e Trânsito
Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Município de Guaporé - RS
Av. Silvio Sanson, 1135 - Fone: 54 3443 4430 Atendimento: 8:30 às 11:30 / 13:30 às 17:30

Dúvidas, Críticas e Sugestões:
Entre em contato conosco (Clique aqui)

Webmail: