18/05/2016
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente
Postado por: Secretaria da Assistência Social e Habitação
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Por todo o território brasileiro, esta semana será marcada por ações e manifestações públicas lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. Este dia foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, em menção a um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES), conhecido como “Caso Araceli”, uma criança de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados. A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu um encontro para as Equipes Diretivas das escolas do município, no dia 16, no Auditório da Casa da Cultura. O encontro contou com a participação da Dra. Renata Dumont Peixoto de Lima, Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guaporé, dos psicólogos Gustavo Canabarro e Karine Bona, membros da equipe técnica do Centro de Estudos e Proteção à Infância e à Adolescência, de Passo Fundo (CEPIA).

Denunciar é um dever de todo cidadão, ao tomar conhecimento de qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes. A denúncia pode ser anônima e os encaminhamentos podem ser feitos ao Conselho Tutelar, Disque Denúncia e aos Departamentos de Polícia.