Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
27/01/2016
Procon de Guaporé presta conta das atividades de 2015
Postado por: Secretaria Geral de Governo
Procon de Guaporé presta conta das atividades de 2015

A Coordenação da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guaporé (Procon), sob responsabilidade de Luís Fernando Pedroso de Farias, divulgou o relatório das atividades desenvolvidas ao longo de 2015. Criado em 2011, o Procon Municipal, localizado na Casa da Cultura, prestou 1.656 atendimentos dos mais variados casos envolvendo relação de consumo. O serviço tem sido reconhecido pela comunidade que procura resolver seus problemas. Destes atendimentos, foram abertos 1.256 processos administrativos, com destaque para a telefonia.

A maioria das reclamações que chegam diariamente ao Procon de Guaporé, segundo Farias, são relacionadas a problemas com as cobranças indevidas nas contas das taxas de telefones fixos e celulares, a prestação dos serviços e a dificuldade de cancelamento das assinaturas dos TVs à cabo, compras sem sucesso pela rede mundial de computadores (internet), fraudes na aquisição/recebimento de produtos e mercadorias em sites de estabelecimentos comerciais de renome, e também reclamações com o comércio local.

“Abrimos quase 1,3 mil processos em 2015, o que representa um número superior ao registrado no ano anterior. A demanda de atendimento também cresceu no Procon de Guaporé. Passamos de mil, para quase 1,7 mil. A procura aumentou porque o serviço tem se tornado cada vez mais eficiente e são poucos os casos que não conseguimos dar uma resposta positiva para os consumidores”, destacou.

Dos 1.256 processos administrativos abertos, 75% são de telefonia, seguido de TV por assinatura e compras na internet. Cartões de crédito e financeiras também têm ganho destaque no atendimento do Procon de Guaporé. Para Farias, a boa conversa com os prestadores de serviço é fundamental para que os casos sejam resolvidos, ou que fiquem bem encaminhados para um desfecho feliz para a parte lesada.

“Muitos são os guaporenses e também moradores de cidades vizinhas que são atendidos no Procon. Buscamos atender a todos de forma igualitária e sempre da melhor maneira possível. Mais de 95% dos casos que chegam tem um desfecho positivo e isso nos credencia com um dos Procons mais atuantes em solo gaúcho. A ligação direta que temos com as empresas ou prestadores de serviços e a boa conversa é fundamental. Afirmo que os casos não resolvidos são os de empresas fantasmas, aquelas que atuam basicamente na internet com a comercialização de produtos eletrônicos. O restante dos casos são resolvidos”, disse.

O Procon de Guaporé atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A sala está localizada na Casa da Cultura, n.º 107, na área central. O telefone de contato é (54) 3443.6329.