Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
SECRETARIAS - Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico

Secretário: Cristiane Viel
E-mail: smturismo@guapore.rs.gov.br
Telefone Geral: (54) 3443-5810
Patrimônio: (54) 3443-4694
Arquivo: (54) 3443-5385
Biblioteca: (54) 3443-5018
Museu: (54) 3443-4880
Telefone Gabinete do Secretário: (54) 3443-5030

Rodoviária: Mapas e Horários (Clique aqui)

SECRETARIA DE TURISMO.
Criada para ser uma Secretaria fomentadora do Turismo local, a equipe responsável pela secretaria busca diariamente opção pra desenvolver o Turismo, em especial o de Compra que contempla toda a cadeia produtora local, com destaque para o Natal Dourado, e a Semana Farroupilha, eventos com destaque Estadual.

Trabalhando em 4 frentes distintas, o Turismo guaporense esta sendo contemplado através das seguintes áreas:

TURISMO SACRO:

Consiste na utilização do patrimônio religioso preservado, com ênfase a Igreja Matriz Santo Antonio, localizada junto a Praça Central de Guaporé. Totalmente restaurada após o incêndio de 1998, sua beleza encanta a todos que visitam. Seu estilo Gótico torna-se mais evidente através das pinturas internas e dos vitrais que a ornamentam, obras idealizadas pelo Artista plástico ítalo-brasileiro Emilio Benvenutto Zanon.

De origem católica, a comunidade guaporense oferece aos visitantes as Grutas do Carreiro e do Seminário, local de beleza impar que além de oferecer o local de muita espiritualidade, a natureza de forma generosa, gratuitamente estampa toda a sua beleza em uma comunhão entre a fé e o meio ambiente.

Destaca-se neste segmento turístico o Cristo Redentor no alto do Morro do Gallon, com vista para todo o Vale do Carreiro, o local e usado anualmente para receber os peregrinos na celebração da Semana Santa, onde milhares de fiéis, oriundos de todo Estado, celebram a paixão de Cristo diante de sua imagem.

Principais Eventos anuais:
• Semana Santa - Abril
• Festa do Padroeiro Santo Antonio – Junho
• Festa de Corpus Crhisti - Junho
• Semana da Família – Agosto

TURISMO ECOLOGICO:

Com uma natureza privilegiada, a cidade de Guaporé proporciona paisagens encantadoras, tudo graças a localização geográfica, beneficiada pelos Vales do Carreiro e do Guaporé, rios que circundam nosso município.

Diante das grutas e quedas d’agua, o município de Guaporé estimula a prática de caminhadas junto a natureza através de trilhas ecológicas, sendo esta prática, necessariamente acompanhada com profissional capacitado para tal função. Local muito apreciado por turistas e em especial pelos associados, a AFAG, associação da Fauna e Flora Guaporense localizada junto ao Bairro Santo André comunga o sentimento de liberdade e preservação da natureza.

Principal Evento anual:
• Circuito de Aventura - Maio

TURISMO ESPORTIVO:

Cidade apaixonada pelo esporte automotor, Guaporé apresenta seu maior cartão postal neste segmento turístico, o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, palco das maiores disputas automobilísticas do calendário Nacional em sua pista de 3080 metros. Junto ao Parque esportivo também é encontrado o Kart Club Guaporense, local de iniciação e porta de entrada para o surgimento de novos “Ases da Velocidade”.

Principais Eventos anuais:
• Fórmula Truck - Março
• Brasileiro de Moto Velocidade – Setembro
• Moto Mulher - Novembro
• Gaúcho de Marcas e Pilotos – Abril, Agosto, Novembro
• Exposição de Carros Antigos - Dezembro

TURISMO DE COMPRAS:

Com um pólo industrial envolvendo mais de 350 fabricas nos ramos de semi- jóias e confecção de moda intima, o turismo de compras movimenta todos os segmentos de serviços do município. Guaporé recebe diariamente turistas em busca dos produtos aqui produzidos, movimentando consideravelmente o comercio local.

Diante dos benefícios proporcionados pela industria guaporense, a administração municipal, através da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, disponibiliza anualmente incentivos para a realização da MOSTRA GUAPORÉ, feira industrial, agrocomercial e cultural, realizada pela Guaporé Pro Eventos.

Durante os dois primeiros finais de semana do mês de Agosto, o município de Guaporé é contemplado com a presença de mais de 25.000 pessoas, dispostas as conhecer nossas peculiares, nossa cultura e acima de tudo, adquirir os produtos aqui produzidos.

Principais Eventos anuais:

• Intimasul Fashion Fair - Julho
• Mostra Guaporé - Agosto
• Serra Grife - Dezembro

DO ESPORTE

A cidade de Guaporé tem presença marcante no esporte municipal e regional, razão pela qual encontra junto a Secretaria apoio direto na realização de vários eventos.

Destacamos a realização de campeonatos municipais de Futebol de campo e de Futsal, estes realizados na sede do município e o Futsal do interior que é realizado com o apoio da comunidade da linha 2ª São Pedro.

Com a participação de mais de 300 atletas, o campeonato de Futebol de Campo realizado junto as dependências do estádio Ernesto Dornelles, popularmente conhecido como estádio do Juventude, é o maior evento esportivo do ano, atraindo grande público e proporcionando grandes disputas. Neste local, a Secretaria de esportes possui a Escolinha Municipal de Futebol de Campo com a participação de mais de 140 crianças de várias categorias, formando suas equipes para disputas regionais onde Guaporé vem ao longo dos anos, recebendo vários títulos em campeonatos disputados.

Da mesma forma o Campeonato Municipal de Futsal movimenta os apaixonados por este esporte, em razão do município não possuir ginásio municipal, o evento acontece nas dependências do ginásio do colégio Scalabrini sendo que no ano de 2009 foi realizado no ginásio do colégio Bandeirante em uma parceria com a direção daquela Escola que recebeu a reforma do ginásio.

A realização de atividades esportivas são realizadas em vários períodos do ano, iniciando com o Campeonato de Futebol de Campo, seguido com o Futsal do Interior e encerrando com Futsal Municipal.

Contando com o Ginásio do Centro Social Urbano, a Secretaria disponibiliza o local para a AGE Futsal que realiza suas atividades de Categoria de Base e onde é pratica a Escolinha de Futsal. No local também foi disponibilizado pela Secretaria espaço para que o Guaporé Futsal realize seus treinos por ocasião das disputas regionais em que está inserido.

DA CULTURA

Compondo a Secretaria do Turismo, a CULTURA é desenvolvida através de ações que buscam resgatar e em especial preservar a história, dando ênfase a Imigração Italiana.

Tendo como lar a CASA DA CULTURA,oficinas diversas são disponibilizadas a comunidade Guaporense. Diariamente se pode encontrar, Oficinas de Inglês, Violão, Informática, desenho, pintura, teatro e em fase de implantação oficina cinematográfica.

Contando com o Museu Histórico Municipal, Guaporé preserva sua história herdada pelos ancestrais colonizadores da região, Imigrantes Italianos que desbravaram as terras da serra gaúcha e produziram aqui suas riquezas.

Com eventos voltados ao resgate cultural, a Semana Farroupilha, a Semana da Pátria, o festival de teatro, feira do livro, semana do município, são eventos anuais que preservam nossa cultura.

Da mesma forma, a Secretaria no aspecto cultural, mantém a Banda Municipal, sediada na Escala Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bachi, os jovens estudantes da rede municipal podem aprender técnicas e notas musicais, realizando suas apresentações para a comunidade local e nos municípios da região.

Já se encontra em desenvolvimento o Projeto da Criação da Orquestra Municipal, uma parceira envolvendo a Administração Municipal através desta Secretaria, juntamente com a Secretaria de Educação e o Ministério Público local, fato que mudara significativamente a vida de muitos jovens guaporenses.

Dispondo de uma ampla biblioteca pública municipal localizada junto a casa da Cultura a comunidade guaporense pode apreciar a boa leitura através dos mais de 20.000 títulos que estão a disposição de forma gratuita ao usuário sendo disponibilizado também biblioteca infantil.

São realizadas anualmente atividades culturais com a participação efetiva da Comunidade, salientando-se a Note D’Italia na Linha 2ª São Pedro e a Noite do Filo junto a Escola Frei Caneca.

 

Notícias:

Páginas: 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  28  29  30  31  Proxima