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Projeto Circuito dos Saberes:
Secretaria Municipal de Educação - Planejamento para 2010
Secretária Municipal de Educação: Doraci Bortoncello
Equipe de Coordenação Central: Neodeci Maria Prada da Silva; Luciane Faccio Balestieri
Período: Jan – Dez/2010

Em ambos os níveis de ensino, Educação Infantil, a qual compreende as escolas EMEI Gasparzinho, EMEI Mônica, EMEI Pinguinho de Gente e EMEI Nairo José Prestes, e Ensino Fundamental, com as escolas EMEF Alexandre Bacchi, EMEF Dr. Jairo Brum e EMEF Imaculada Conceição, a Secretaria Municipal de Educação tem uma proposta clara, baseada nos princípios da construção do saber através da ética, igualdade e responsabilidade social que são vivenciados pelo aluno no dia-a-dia escolar, graças ao apoio dos profissionais dedicados e capacitados de nossa rede.
O planejamento das atividades escolares é uma necessidade imprescindível, tendo em vista atingir os resultados da ação educacional previstos na legislação em vigor e especificamente, na LDB 9394/96. Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte do coletivo da escola, incluída a comunidade e os próprios alunos, em que os caminhos a serem trilhados na ação educacional, materializados na forma de proposta pedagógica, planos de curso anuais e o plano de gestão escolar deverão atingir os objetivos previstos para a educação integral do aluno, visando uma aprendizagem significativa.
Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação deve promover uma organização espacial e temporal para a realização do trabalho docente e de todos os envolvidos no ato de educar, em que se permitam encontros para estudos e se viabilize o acompanhamento pedagógico mais efetivo e dinâmico. Para isso, serão consideradas as seguintes definições para o ano letivo de 2010:

1. Calendários

O calendário escolar para o próximo ano letivo determina que as aulas para os estabelecimentos de educação infantil tenham início para os docentes no dia 21 e 22 de Janeiro de 2010, em que receberão formação continuada, e, para as crianças, no dia 25 de Janeiro de 2010, em que iniciarão as atividades do ano letivo. Para os estabelecimentos de ensino fundamental, as atividades de formação continuada para os professores serão de 08 a 12 de Fevereiro de 2010, e o início das aulas para o período letivo será em 17 de Fevereiro de 2010.
As demais atividades referentes às peculiaridades de cada escola, bem como período de férias, recesso escolar e demais formações estarão descritas nos respectivos Calendários, em anexo.

2. Organização dos níveis de ensino

A organização dos níveis de ensino é uma condição básica para o sucesso e melhoria da qualidade do trabalho em todos os âmbitos escolares. Portanto fica claro que a qualidade somente será conseguida se ela for planejada e que este planejamento ocorra de forma organizada, isto é, dentro de uma ordem pré-estabelecida e que seja viável para a dinâmica dos processos pelos quais a escola requer, principalmente no que tange os aspectos pedagógicos relacionados ao ensino-aprendizagem.

Etapa de Ensino Atendimento Turno
Educação Infantil
Berçários e Maternais
Pré-escolares

Escolas de educação Infantil
Escolas de Ensino Fundamental

Manhã e Tarde*
Manhã
Ensino Fundamental
Séries Iniciais
Séries Finais
EJA

Escolas de Ensino Fundamental
Escolas de Ensino Fundamental
EMEF Dr. Jairo Brum

Tarde
Manhã
Noite

* O atendimento com professor será no período da manhã, com auxílio do monitor/atendente, e no período da tarde, a criança estará sob orientação dos monitore/atendentes somente, para o desenvolvimento da rotina.

3. Propostas pedagógicas – CIRCUITO DOS SABERES
Com a criação do Evento “Circuito dos Saberes”, em 2009, os projetos pedagógicos consistentes e atualizados tiveram como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando, claro, cada faixa etária, na busca incansável e no preparo de um mundo melhor.
A coordenação pedagógica central, no intuito de dar continuidade aos projetos, bem como aprimorá-los, tem como proposta para este ano desenvolver ações de construção do trabalho coletivo que vise elevar o nível de aprendizagem de acordo com as possibilidades de cada instituição escolar, de educação infantil e ensino fundamental, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, aprimorando o fazer pedagógico, visando o sucesso escolar e social do aluno, a redução do índice de retenção e evasão, através dos seguintes projetos:
• Coordenação Pedagógica voltada para o acompanhamento e assessoramento aos educadores e às atividades escolares conforme implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de Ensino.
o Sistema de Avaliação por notas e avaliação institucional.
• Alfabetizar, Ler e Escrever são atividades básicas para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competências para a formação do educando, responsabilidade maior da escola, preconizando o espaço Biblioteca.
o Projeto “Páginas do Saber” para professores, alunos e pais – capacitações, palestras, leitura, compreensão e concurso produção textual (publicação).
• O Esporte, como expressão de cultura, é um fator de desenvolvimento humano, portanto, a educação não pode prescindir dessa produção humana representada pelas atividades de esporte e de lazer, especialmente pelo caráter lúdico e pela atração e fascínio que exerce sobre crianças e adolescentes, resgatando-os para a valorização do conhecimento em sala de aula.
o Projeto “Esporte é saber” em parceria com a UNIVATES.
• Projeto: “Aprendendo a ser, conviver, fazer e aprender”. Desenvolver projetos significa dizer que diversas habilidades são trabalhadas pela equipe com os alunos: comunicação, liderança, criatividade, iniciativas e responsabilidade com o Meio Ambiente, o que os levará a compreender a sociedade e o futuro para o qual estão se preparando.
o Culminância no evento “Circuito dos Saberes”
• Professores que educam com seriedade, competência e dedicação merecem ter seu trabalho sempre valorizado através de Formação Continuada, em que os saberes florescem e se renovam.
o Formação para docentes: 50h para Ensino Fundamental e 50h para Educação Infantil
o Formação para monitores: 120h – realizado pela SME.
• A constante renovação das Salas Multimeios proporciona aos alunos acesso a tecnologias diferenciadas, servindo como ferramenta pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa.
• Entender como o pensamento científico se aplica às diferentes situações estimula os alunos a ampliar seus conhecimentos, colocando a teoria em prática. Onde? No Laboratório de Ciências.
o Reestruturação dos Laboratórios de Ciências
• Inclusão escolar significa consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências culturais e sociais dos alunos e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida.
o Oficinas de estudos para capacitação de professores
o Orientações para famílias dos alunos com NEE.
o Implementação do PEI (Plano Educacional Individualizado)
• Recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem série/idade. Esta situação se refere a alunos que, após diversas retenções, perderam sua turma/classe de origem e acabaram por acompanhar alunos mais novos com interesses diversos aos seus. Nestes casos, as Classes de Aceleração da Aprendizagem são a solução para estes alunos que perderam a crença em sua capacidade de aprender.
o Projeto “Acelerando o saber”
• Projeto de Musicalização: Orquestra com alunos da rede e projeto de inserção da música na escola.

Projetos:

Acelerando o saber
Projeto Acelerando o Saber

Esporte é saber
Esporte SME

Formação Continuada
Formação de Monitores
Formação Educação Infantil
Formação Ensino Fundamental


Formação pela Escola
Formação pela Escola

Inclusão Escolar
Educação Inclusiva

Música
Projeto de inserção da música na escola
Páginas do Saber
Projeto de Leitura

Salas Multimeios
Multimeios

SGQE
Sistema de Gestão da Qualidade de Ensino

Fotos:

 
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Agricultura
Assistência Social e Habitação
Coordenação e Planejamento
Educação
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Geral de Governo
Governo
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